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Bahia

Formação de gestores e professores para o fortalecimento da gestão pedagógica no Programa Escola do Adolescente

Programa Escola do Adolescente tem como objetivo promover a melhoria da aprendizagem dos estudantes da última etapa do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano). Para isso, o programa atua na aproximação com os adolescentes, na formação de gestores e professores, no fortalecimento da gestão pedagógica e no apoio diferenciado para escolas vulneráveis. As secretarias municipais que aderiram ao programa já estão com sistema liberado para suas escolas.

No vídeo gravado com o Ministério da Educação (MEC) especialmente para o Conviva, veja as explicações de Aricélia Ribeiro do Nascimento, coordenadora geral do ensino fundamental, Leonardo Pedreira, da diretoria de currículos e educação integral e Bruna Caruso, diretoria de formação dos profissionais da educação básica.

OS PONTOS RESSALTADOS POR ESSA EQUIPE FORAM:

Os dados da educação básica que impulsionaram a criação do programa;

Os programas criados pelo MEC para outras etapas da educação básica;

As ações e inovações trazidas pelo programa Escola do Adolescente para os diferentes interlocutores: estudantes, professores e gestores;

O prazo e a forma de adesão para as secretarias e as escolas;

Não há repasse de recursos para as secretarias, exceto para as 13 mil escolas prioritárias que já fazem parte do Novo Mais Educação.

“Este é um marco muito importante para olhar as adolescências, diversidades e singularidades dos sujeitos que frequentam a escola. Assim como os outros programas do Ministério, está ancorado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”, diz Aricélia.

Durante os anos finais do ensino fundamental, os estudantes passam por profundas transformações físicas, emocionais, cognitivas e sociais.

Como construir uma escola mais acolhedora, que impulsione o desenvolvimento integral dos estudantes e promova aprendizagens significativas para as adolescências?

Junto com a UNDIME e o CONSED, o MEC está trabalhando no desenvolvimento do Programa Escola das Adolescências.

Para desenvolver esse programa e planejar estratégias para a sua implementação, vamos promover a Semana da Escuta das Adolescências nas Escolas.

O que é a Semana da Escuta das Adolescências nas Escolas?

Uma mobilização nacional que irá envolver redes e escolas de todo país na promoção de escutas qualificadas com estudantes adolescentes dos anos Mfinais do ensino fundamental.

Data: de 13 a 27 de maio.

A rede de ensino pode priorizar a Semana da Escuta entre os dias 13 e 20 ou 20 e 27 de maio, acomodando a diversidade de calendários locais.

Objetivos

■ Promover uma escuta qualificada dos adolescentes de anos finais, visando identificar as potências e os pontos de melhoria da escola;

■ Fomentar o envolvimento dos estudantes no diagnóstico do território e na criação e implementação de soluções;

■ Possibilitar que a comunidade escolar tenha uma melhor visão dos estudantes e possa fortalecer seu planejamento de ações pedagógicas e a melhoria contínua da oferta educacional nos anos finais.

Por que escutar os adolescentes?

■ Aprofundar o conhecimento sobre esses sujeitos;

■ Acessar informações que possam conectar o currículo à realidade;

■ Promover maior engajamento dos estudantes com a aprendizagem.

Garantir trajetórias escolares regulares

■ 17% dos estudantes adolescentes dos anos finais estão em distorção idade-série

Fonte: Censo Escolar da Educação Básica (2023)

VAMOS CONSTRUIR UMA ESCOLA MAIS ACOLHEDORA E COM APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS.

Adolescência: um período de transformações e oportunidades para desenvolvimento

12 ATÉ OS 18 ANOS – ECA (ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE)

10 ATÉ OS 19 ANOS – OMS (ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE)

■ Vivem transições e descobertas com mudanças de responsabilidade entre infância e a vida adulta;

■ Experimentam transformações físicas, emocionais, cognitivas e sociais;

■ Entram em uma fase repleta de oportunidades para o seu desenvolvimento;

■ Estão em processo de construção da sua identidade;

■ Expandem seu círculo social e buscam pertencer a um grupo.

■ Enfrentam os estereótipos e os estigmas da adolescência.

Como será construída a Semana da Escuta das Adolescências nas Escolas

1) Fortalecimento das redes de ensino

Envio dos materiais – 24 de abril para os Articuladores indicados pela UNDIME e CONSED

1º Webinário – 25 de abril (irei encaminhar gravado)

2º Webinário – 30 de abril

2) Sensibilização de escolas Compartilhamento de informações e materiais orientadores para gestores escolares

24 de abril a 10 de maio

3) Planejamento das atividades Organização das escolas para a realização de atividades de escuta com os estudantes

24 de abril a 10 de maio

4) Desenvolvimento das atividades de escuta Rodas de conversa e outras dinâmicas pedagógicas planejadas pelas escolas

13 a 27 de maio

5) Aplicação de questionário quantitativo Preenchimento individual do formulário pelos estudantes

13 a 27 de maio

6) Devolutivas:

Webinário com reflexão sobre os resultados gerais da Semana da Escuta e orientações para redes e escolas poderem acessar seus dados e planejar próximos passos

Última semana de junho

QUESTIONÁRIO INDIVIDUAL

Composto por 14 perguntas, ele convida estudantes dos anos finais do ensino fundamental a pensarem sobre a escola e identificarem pontos que poderiam ser melhorados.

COMO SERÃO AS DEVOLUTIVAS

A devolutiva organizada dos dados coletados via formulários dos estudantes será disponibilizada para as redes e escolas até o final de junho. Um webinário nacional será realizado para explicar essa devolutiva e como acessá-la.

A partir dos dados, propomos que as escolas planejem uma devolutiva para estudantes e docentes no segundo semestre.

Sugerimos que os gestores escolares planejem a melhor forma de compartilhar os resultados para engajar professores e estudantes na discussão e na priorização de áreas que podem ser melhoradas, com a elaboração de um Plano de Ação Participativo.

PLANO DE AÇÃO PARTICIPATIVO DA ESCOLA

Para apoiar os gestores escolares, construímos um instrumento de Plano de Ação participativo que poderá ser utilizado para organizar a devolutiva sobre a Semana da Escuta das Adolescências na Escola.

Esse instrumento encontra-se disponível na plataforma da Semana da Escuta no portal do MEC.

OBSERVAÇÕES

Não será necessário enviar informações ao MEC ou às redes de ensino sobre as rodas de conversa e a escuta realizada na escola. As escolas irão receber orientações e sugestões para refletir de forma coletiva sobre essa etapa da escuta na escola.

Apenas os formulários preenchidos individualmente pelos estudantes terão suas informações encaminhadas para o MEC, de forma automática, assim que forem respondidos. Esses formulários oferecerão insumos para o diagnóstico nacional e construção da política de anos finais.

DICA: Reforcem para os estudantes que uma devolutiva sobre este momento será realizada no começo do segundo semestre. Isso garante mais transparência ao processo de escuta e amplia o engajamento.

ORIENTAÇÕES

■ Organize um cronograma para realizar as atividades de escuta na sua escola e defina estratégias para mobilizar a sua equipe;

■ Apresente aos professores os objetivos, estratégias e prazos para a realização da Semana da Escuta das Adolescências;

■ Organize atividades de sensibilização e encontros de formação com toda a equipe;

■ Identifique quem são os professores da escola que mais se conectam com essa proposta e faça o convite para que eles desenvolvam as metodologias de escuta qualitativas com os estudantes;

■ Espalhe cartazes pela escola e divulgue a iniciativa em canais digitais. Se fizer publicações em redes sociais, não esqueça de usar a hashtag #EscutadasAdolescências; *

*LEMBRE-SE de que é necessário obter uma autorização assinada pelos responsáveis antes de incluir qualquer estudante em registros fotográficos.

■ Ofereça a possibilidade de que os estudantes de anos finais tenham acesso à internet e a dispositivos na escola para preencher o formulário de escuta;

■ Organize uma escala de uso dos espaços para que todas as turmas possam participar ou indique como preencher o formulário com a ajuda da família;

■ Acompanhe o envolvimento e a participação das turmas durante a Semana da Escuta das Adolescências;

■ Alinhe expectativas com todos envolvidos na escuta, incluindo professores e estudantes;

■ Após receber os dados consolidados, construa o Plano de Ação da devolutiva e compartilhe os relatórios da escuta quantitativa com a sua equipe;

■ Organize atividades de devolutiva para discutir os resultados com professores e estudantes;

■ Envolva professores e estudantes na construção de um plano de ação para tornar a escola um espaço mais acolhedor e significativo para as adolescências.

MATERIAIS DE APOIO

■ Peças de comunicação para divulgação e engajamento da comunidade escolar;

■ Questionário de escuta de estudantes;

■ Guia com orientações para gestores escolares e coordenadores;

■ Guia com orientações de aplicação para educadores e detalhamento das metodologias;

■ Plano de Ação para apoiar a organização de devolutivas.

Acesse: tinyurl.com/semana da escuta

Tel. Para contato: (75) 981523594

E-mail: [email protected]

Link para acessar o grupo:

https://chat.whatsapp.com/DTlHmBGX38fH9tyHVtbel2

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