“Esse movimento nos permite refletir sobre os direitos da educação especial”, Aline Oliveira
A Professora Especialista Aline Cruz dos Santos Oliveira, Curadora da Live 25 – Concepção de Educação Especial para a Política Curricular nos Municípios da Bahia, discorreu também os caminhos e concepções de Educação Especial e Inclusiva.
“Existem diversos pontos na legislação que garantem a oferta e o atendimento a esta modalidade educativa, mas o que se percebe na prática são muitas negligências que também acontecem pela falta de entendimento dos profissionais de educação”, esclarece.
Ela ainda acrescenta sobre a importância de que todos os profissionais se debrucem sobre o que está posto na Lei. “Quando começamos a refletir sob à luz da legislação brasileira, vamos percebendo o distanciamento cada vez maior, sobretudo, neste momento de pandemia”.
“A Educação Especial, não é sinônimo de Inclusão, por isso precisamos ficar atentos o que está posto no DCBR, que é o referencial para os municípios na construção e readequação dos seus currículos, atentando para o movimento de transição na década de 90 para o que acontece atualmente”, indica.
Professora Especialista Aline Cruz dos Santos Oliveira – Especialista em Educação Inclusiva pela Universidade Estadual de Santa Cruz e Neuropsicopedagogia pela Uniasselvi, licenciada em Pedagogia, possui curso de Aperfeiçoamento para Letramento para o Estudante com Deficiência (UFSCAR).
Professora da educação básica com atuação no Atendimento Especializado no Centro de Referência à Inclusão Escolar (CRIE), atua na equipe de formação de professores da rede pública de ensino vinculada à Secretaria Municipal de Educação de Ilhéus.
É professora de Libras na Escola e Brinquedoteca A casa Amarela e coordena a equipe de Intérpretes de Libras do CRIE.
Exerceu a função de formadora local do Programa Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – MEC (2018). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Inclusiva, Alfabetização e Letramento, Educação de Surdos, Formação de Professores e Saúde Escolar.
Durante toda as falas, dois profissionais tradutores, contribuíram com a Live.