Atenção DMEs para o novo prazo de coletas dos dados para o Censo Escolar 2021

Começou, nesta quinta-feira, 22 de abril, o período para conferir, confirmar e retificar as informações referentes à segunda etapa do Censo Escolar 2020. As escolas têm até 7 de maio para conferir e, caso necessário, alterar os dados no Sistema Educacenso. Também é possível inserir informações não declaradas durante a coleta. Os resultados da segunda etapa serão divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em junho. 

Essa etapa do Censo Escolar apura informações sobre a chamada Situação do Aluno, que coleta dados sobre o movimento (transferido, deixou de frequentar ou falecido) e o rendimento (aprovado ou reprovado) dos estudantes, ao término do ano letivo. A partir desse levantamento, o Inep publica as taxas de rendimento, que são fundamentais para a verificação e o acompanhamento dos dados das escolas e dos municípios. Além disso, essas taxas são variáveis incorporadas ao cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), indicador de qualidade educacional produzido e divulgado a cada dois anos pelo Instituto.

Estratégias – Para a coleta da Situação do Aluno 2020, o Inep desenvolveu um formulário específico, com o objetivo de levantar informações sobre as estratégias adotadas pelas escolas para lidar com os desafios impostos pela pandemia de COVID-19 no Brasil. Com isso, o resultado da pesquisa será importante para elaborar estratégias e políticas alinhadas às consequências da crise sanitária no ensino e na aprendizagem. 

Data de referência – O Inep alterou a data de referência do Censo Escolar 2020, de maio para março, justamente em virtude da pandemia e da interrupção das atividades presenciais na maior parte das escolas brasileiras. Nesse sentido, vale ponderar que os resultados da primeira etapa, divulgados em janeiro, retratam a situação das escolas em um contexto anterior à crise sanitária, não refletindo, ainda, os impactos da pandemia na educação. 

Censo Escolar – Principal pesquisa estatística da educação básica, o censo é coordenado pelo Inep e realizado, em regime de colaboração, entre as secretarias estaduais e municipais de Educação, com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país. O levantamento abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica: ensino regular, educação especial, educação de jovens e adultos (EJA) e educação profissional. A pesquisa coleta dados com base nos documentos administrativos das escolas e redes de ensino, por meio do Sistema Educacenso.

Acesse o Sistema Educacenso

Acesse a Cartilha do Módulo Situação do Aluno 2020 

Saiba mais sobre a coleta da Situação do Aluno 2020 

Assista à live sobre como declarar os dados da 2ª etapa 

Saiba mais sobre o Censo Escolar

Fonte: INEP

https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/censo-escolar/comeca-o-periodo-de-retificacao-do-censo-escolar-2020

Deixe um comentário

Facebook
YouTube
Instagram