“Desde o começo de nossas lives estamos tratando de transversalidade”, Cristiana Ferreira

A Professora Cristiana Ferreira, uma das especialistas do Programa de (Re)elaboração dos Referencias Curriculares nos Municípios Baianos, destacou nesta quarta-feira (22), que este é o momento em que o momento é de compartilhar saberes, escrever sobre as experiências, referenciar seus municípios, à luz dos conhecimentos proporcionados pela leitura que todos que estão envolvidos neste processo precisa exercitar.

Tratando das Bases Legais, Princípios e Dispositivos Formacionais do DCRB, ela lembra que “toda avaliação é diagnóstica e não adianta só saber em que nível estamos, precisamos tomar providências com os dados que temos em mãos”.

“Quando concebo avaliação, eu preciso levar em consideração tudo isso que os municípios estão fazendo neste momento, pois para cada etapa, modalidade e área do conhecimento, existe uma forma de pensar e executar essa avaliação”, acrescenta.

Cristiana Ferreira do Santos, graduada em Pedagogia, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Especialista em Gestão Educacional pela Universidade do Estado da Bahia e em Alfabetização e Letramento pela Faculdade Hélio Rocha.

Cursou as disciplinas EDCA 032 – Currículo e Formação e EDC590 – Currículo, na Faculdade de Educação, da Universidade Federal da Bahia, como aluna especial. Participa do Grupo de Pesquisa em Currículo e Formação (FORMACCE) e do grupo de Educação e Pesquisa em Educação Integral (GEPEI) da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia.

É membro do Comitê Baiano de Educação Integral. Com 26 anos de atuação na Educação Básica, foi diretora de Currículos Especiais da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, formadora do Instituto de Educação e Pesquisa no Estado de Pernambuco, dos municípios de Cabo de Santo Agostinho e Jaboatão dos Guararapes e no Estado da Bahia no município de Juazeiro.

Articuladora didática do Referencial Curricular do Ensino Fundamental dos anos finais do município de Salvador.

Diretora Pedagógica do Município de São Francisco do Conde e coordenadora geral do processo de elaboração do Referencial Curricular Franciscano.

A mediação da Live será realizada pelo Prof. Renê Silva, Coordenador do Programa de (Re)Elaboração dos Referenciais Curriculares nos Municípios Baianos. Teremos também a participação e acompanhamento da Equipe de Especialistas e Formadores do Programa.

Deixe um comentário

Facebook
YouTube
Instagram