“Essa construção de direitos proposto pela Undime nos engrandece” José Carlos Tupinambá

Na tarde desta quinta-feira (09), a Web TV Undime Bahia apresenta mais uma Live formativa e na oportunidade a temática Educação Escolar Indígena e Quilombola e seus desdobramentos no currículo ampliou a visão das equipes municipais que estão imbuídas no Programa de (Re)Elaboração dos Referenciais Curriculares nos Municípios Baianos.

Ele fez um breve relato sobre a história desta modalidade de ensino, inclusive preconizada na forma da Lei. “Nós tivemos ao longo destes anos muitos direitos negados e mesmo existindo os princípios legais, as ações não se materializam no chão da escola”.

O Professor José Carlos Tupinambá ressalta ainda que este momento está sendo crucial para que a educação pública na Bahia para que novos olhares sejam direcionados para com esta modalidade educativa.

“Estamos tendo a oportunidade na construção e reconstrução dos currículos aqui na Bahia, de forma que os povos indígenas possam ser protagonizantes do seu próprio saber, onde o que se propõem valorize e amplie os horizontes destes povos”, acrescenta.

Trajetória histórica, fundamentos e princípios da Educação Indígena Prof. José Carlos Tupinambá, Graduado em letras pela Universidade Estadual de Santa Cruz e graduado em Licenciatura Intercultural pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Mestrando em Antropologia Social pela Universidade de Brasília – UnB.

Dedica-se a estudos e pesquisas sobre Educação Escolar Indígena, Território, territorialidade e saberes indígena.

Experiência como Professor de Língua espanhola e Língua Portuguesa no Ensino Fundamental e Médio na Educação Básica por mais de 10 anos no Colégio Estadual Indígena Tupinambá de Olivença; Experiência como Supervisor no Instituo Federal da Bahia; Experiência como Tutor no Curso Gestão Etnoterritorializada da Educação Escolar Indígena, promovido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ, em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão SECADI / MEC.

Experiência como Consultor por três vezes nos contratos da Organização dos Estados Ibero-americano – OEI e UNESCO na Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão SECADI / MEC.

Deixe um comentário

Facebook
YouTube
Instagram