“O que temos na realidade é um currículo da cidade adaptado para as escolas do campo”, Marcos Paiva
Nesta segunda-feira (07) durante a Live 27 – Fundamentos e Princípios da Educação do Campo e seus desdobramentos no currículo, marcando o início da segunda Etapa II do Programa de (Re)Elaboração dos Referenciais Curriculares nos Municípios Baianos, Marcos Paiva ampliou as discussões sobre direitos garantidos na legislação que estão sendo assegurados de direito na prática.
“Estamos em um momento muito importante onde a construção dos nossos currículos que são a oportunidade de desconstruirmos uma concepção equivocada de educação do campo, adotada atualmente”, destaca.
Ele lembra que desde o início da colonização, as mazelas vem se ampliando e a escola precisa assumir o seu papel de protagonista de uma política pública capaz de provocar nos seus frequentadores, um sentimento de pertencimento.
“O que temos na realidade é um currículo da cidade adaptado para as escolas do campo e ele não consegue emancipar o sujeito, por isso está em nossas mãos neste momento, a possibilidade de fazer diferente e criar oportunidades de libertação de uma margem da sociedade tão sofrida”, acrescenta.
Fundamentos e Princípios da Educação do Campo e articulação junto ao currículo escolar Professor Marcos Paiva Pereira, Pedagogo (UESB), Especialista em Pedagogia Histórico-crítica (UFBA), Mestre em Educação do Campo (UFRB), Ex-dirigente de educação de Santa Inês e atualmente Coordenador do Programa Mandacaru de Educação do Campo (Itaetê/UFRB).
Membro da Equipe de Especialistas do Programa de (Re)Elaboração dos Referenciais Curriculares nos Municípios Baianos.