“Nosso movimento em torno dos currículos nos municípios têm nos encantado”, Renê Silva

A Live 25 da Web TV Undime Bahia, que trata da concepção de Educação Especial para a Política Curricular nos Municípios da Bahia, foi acordada pelas Professoras Professora Maria Luciane Costa Kalil, Maria Lucília da França Lopes e Aline Cruz dos Santos Oliveira.

A Educação Especial é uma modalidade de educação que perpassa transversalmente todos os níveis, etapas e modalidades de ensino, oferecendo um conjunto de serviços e recursos especializados para complementar e/ou suplementar o processo educacional dos estudantes com necessidades educacionais específicas.

Para Renê Silva, Coordenador do Programa de (RE)elaboração dos Referenciais Curriculares no Municípios Baianos, “esse movimento que as redes municipais estão realizando está nos motivando, em meio a todos os nossos desafios”.

A inclusão socioeducacional dos estudantes com deficiência (cegueira, baixa visão, deficiência auditiva, surdez, surdocegueira, deficiência intelectual, deficiência física ou deficiências múltiplas), trans¬tornos globais do desenvolvimento (autismo, Síndrome de Asperger, Síndrome de Rett ou transtorno desintegrativo da infância) e altas habilidades/superdotação é um desafio a ser enfrentado por todos (DCRB, pág. 52).

A transformação da escola não deve ser entendida como uma mera exigência do ordenamento legal, e sim um compromisso inadiável das escolas, família e sociedade, como forma de garantir a esses estudantes o acesso à educação.

Neste contexto, a finalidade da live é refletir sobre os elementos conceituais da modalidade Educação Especial numa perspectiva inclusiva nos Referenciais Curriculares dos Municípios Baianos, observando sua operacionalização, procedimentos e especificidades, no sentido de orientar os professores na condução do processo de (re)elaboração desses documentos nos municípios.

A mediação da Live será realizada pelo Professora Renê Silva, Coordenador do Programa de (Re)Elaboração dos Referenciais Curriculares nos Municípios Baianos.

No suporte também, a equipe da Undime nas pessoas da Professora Fernanda, Professora Eronize Lima, Professora Zuma Castro e Professor Marcos Paiva, também membros a Equipe de Especialistas do Programa.

Deixe um comentário

Facebook
YouTube
Instagram