“O foco da aprendizagem não é na deficiência do aluno, mas no aluno”,Mônica Ximenes

A 17ª edição da Web TV Undime Bahia, propões a ampliação das discussões obre os Desafios e possibilidades da educação especial no contexto do Covid-19 e uma das convidadas, a Mônica Ximenes Carneiro da Cunha, Professora Titular do Instituto Federal de Alagoas, ressalta a necessidade de compreender quem são os sujeitos com necessidades especiais.

“Um dos maios desafios perpassam neste momento pela compreensão de quem são esses sujeitos de direitos que precisam ser atendidas e isso só vai acontecer se as formações atentarem para o que estas crianças, jovens e adultos podem fazer, tirando o foco daquilo que eles não podem desenvolver”, destaca.

Ela acrescenta que muitas atividades propostas pelos professores que buscam na internet enquanto subsídios. “Percebam que muitos professores buscam atividades padrão, que não atendem ás demandas e necessidades, pois toda proposta precisa ser relacionar com a realidade de cada sujeito”.

Mônica Ximenes Carneiro da Cunha possui Doutorado em Administração com ênfase em Sistemas de Informação (UFPE). Presidente voluntária da Associação de Amigos do Autista de Alagoas. Mãe de adolescente com autismo. Pesquisadora na área de informática na educação especial. Idealizadora da família de aplicativos ABC AUTISMO e 123 AUTISMO. Além de diversos trabalhos de extensão voltados para criação de atividades adaptadas para pessoas com autismo.

A coordenação da Live será do Prof. Renê Silva, Coordenador de Projetos da Undime Bahia. Teremos também a participação e acompanhamento da equipe técnica da Undime Bahia com a Profa. Fernanda, Profa. Eronize Lima, Profa. Zuma Castro.

Deixe um comentário

Facebook
YouTube
Instagram