“A escola não é um edifício, são as pessoas”, diálogo com o Professor José Pacheco

Diante do contexto atual de distanciamento social e suspensão das aulas, como educadores, estamos sendo desafiados a repensar nossa prática educativa, o papel e estrutura da atual escola.

Neste sentido, a Undime Bahia, convidou para esta Live o Prof. José Pacheco, idealizador da Escola da Ponte, em Portugal. Como disse Pedro Demo em uma Live recente com o Prof. José Pacheco “o professor não pode ser vítima da mudança, ele tem que ser o protagonista dela”.

Pacheco nos desafia a pensar que “a escola não é um edifício, são as pessoas”. Paulo Freire também nos dizia que “escola é… o lugar onde se faz amigos não se trata só de prédios, salas, quadros, programas, horários, conceitos… Escola é, sobretudo, gente, gente que trabalha, que estuda, que se alegra, se conhece, se estima”. Mais do que nunca, cabe a insistente provocação do Prof. Pacheco, de que é preciso pensar em “novas construções sociais de aprendizagens”.

A Undime Bahia abre esse espaço para que possamos dialogar sobre os desafios que estão postos (desde sempre), a todos nós educadores e educadoras.

Pedimos que todos os Dirigentes e Equipes Técnicas de Secretarias Municipais de Educação façam esse convite chegar à todos nossos professores! Teremos uma tarde de sexta-feira de profundo diálogo e reflexões sobre nossos fazeres. Convidado: José Pacheco – Educador, Pedagogo, Especialista em Leitura e Escrita, MSc em Ciência da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Idealizador da Escola da Ponte, em Portugal.

É autor de inúmeros livros e artigos sobre educação e indutor de mais de 100 projetos para uma nova educação no Brasil. No Gaia Escola é Diretor Pedagógico dos Projetos de Formação.

Deixe um comentário

Facebook
YouTube
Instagram