Encontro via Hangouts entre UNDIME e UNCME para alinhamento de ações

Na tarde desta segunda-feira (06), a UNDIME, juntamente com a UNCME realizaram uma reunião de para discussão e alinhamento sobre as dúvidas dos municípios em tempos de pandemia do Coronavírus.
Participam da reunião via Hangouts representando a UNDIME, Renê Silva, Fernanda Karla Argolo, Zuma Silva e Eronize Lima e pela UNCME, Gilvânia Nascimento – Coordenadora da instituição no estado, Elaine Teixeira e Mariana Matos.

“Nós temos enquanto UNDIME, dentre outras prioridades, orientar as redes municipais de ensino, a realização do seu planejamento com base nas bases legais que existem neste momento, a exemplo da Resolução do Conselho Estadual de Educação e a Medida Provisória Federa ( MP nº934 de 1º de abril de 2020) , para que as escolas não fiquem tão dissonantes em uma mesma rede, tocando em miúdos, escolas caminhando em direções bastantes diferentes, umas fazendo, outras não”, destaca Renê Silva.

A Professora Gilvânia Nascimento, ressalta que “neste momento é muito importante dialogar com as Secretarias Municipais de Educação, pois precisamos nos manter juntos (embora distantes socialmente), em ações que envolvem em primeiro lugar a defesa da vida, reforçando o FIQUE em CASA, e que possamos envidar esforços de garantia do direito a educação e de aprendizagem de qualidade para todos os estudantes”.

Renê lembra que as orientações precisam ser claras e várias questões precisam ser levadas em consideração dentro das realidades especificas da nossa Bahia . “Quais as condições sócio-econômicas dos nossos estudantes, as questões emocionais que essa quarentena está provocando, dentre outras”.

“São duas questões diferentes. A utilização do ensino a distância que tem amparo legal, conforme preconiza a LDBEM, e ou se estamos recorrendo apenas a esta questão para a validação tão somente deste momento que estamos atravessando e a ausência de aulas presenciais, como forma de convalidar esse fazer temporário”, questiona Eliane.

Eronize enfatiza que é fato que Educação a Distância (EaD) é uma modalidade de ensino com amparo legal para Educação Básica. No entanto importante que fique claro para os municípios, que por ventura venham à adotar essa modalidade para o ensino fundamental, que existem várias atividades extraescolares de suporte pedagógico na modalidade a distância – off line e online- que podem atender aos alunos agora ou depois quando houver a suspensão do isolamento social. Respeitando a autonomia dos municípios, pondero ainda que seja qual for a opção, que não se perca à atenção em verificar os princípios de equidade, sua eficácia e efetividade para a rede.

“Estamos vivendo situações das mais diversas dentro dos próprios municípios e por isso precisamos encontrar caminhos em meio a essa diversidade de encaminhamentos para que mesmo em redes distintas, não tenhamos tanta diversidade”, destaca Fernanda Karla.

“Tudo ao seu tempo. Estão acontecendo diversos entendimentos e as escolas têm demandas diferentes e a situação é tão complexa que não sabemos até onde vai durar essa quarentena, o que exige de nós ainda mais cautela ”, acrescenta a professora Gilvânia.

2 thoughts on “Encontro via Hangouts entre UNDIME e UNCME para alinhamento de ações

  • 6 de abril de 2020 em 18:51
    Permalink

    Boa noite

    Penso que a ação em discussão EAD não é viável para nossa região , onde a maioria dos alunos não possuem eletrônicos disponíveis de acesso para acompanhar aulas a distância , isso traria um descontentamento da sociedade . Estamos planejando live com educadores para discutir a possibilidade de criar live com alunos do ensino fundamental II que possuem telefone cellular ou computador . Mais ter aula EAD Nao atingiríamos 30% dos alunos .

  • 7 de abril de 2020 em 09:34
    Permalink

    Muito pertinente este diálogo entre UNDIME E UNCME. E é sem dúvida necessário que discutamos esse momento para que dirigentes municipais, gestores, coordenadores, professores enfim toda a comunidade escolar tenha amparo/parceria para pensar caminhos nos municípios.

Deixe um comentário

Facebook
YouTube
Instagram