A organização do planejamento pedagógico e avaliação das aprendizagens no contexto (Pós?) Pandemia
O segundo e último dia da 3ª Jornada Virtual da Undime Bahia, começou com o Painel Formacional 3, discorrendo sobre a organização do planejamento pedagógico e avaliação das aprendizagens no contexto (Pós?) Pandemia, sob a fala provocativa do Professor Celso Vasconcellos (Doutor em Educação pela USP) e Coordenação da Professora Gerusa Moura (Doutora em Educação/ FORMACCE/UFBA).
Raimundo Pereira, DME de Itaparica e Presidente da Undime Bahia, falou mais uma vez sobre o programa de (Re) Elaboração dos PPP’s das redes municipais. “O Professor Celso Vasconcelos, Jaqueline Moll, Renê Silva, Geruza Moura, são alguns nomes do nosso time de formadores nesta ação que chegará aos 417 municípios baianos”.
Ele ainda lembrou que “o segundo dia da 3ª Jornada Virtual, será tão produtivo quanto o primeiro dia. Só para rememorar, o sucesso de ontem foi tamanho que o CNE – Conselho Nacional de Educação produziu uma nota técnica que fortalece a proposta de trabalho formalizada pela Undime Bahia”.
“Aluno não se escolhe, se acolhe”. Assim começou o Professor Celso Vasconcellos a sua fala em mais uma participação nas ações formativas da Undime Bahia. “Observamos as dificuldades que os professores tem ao nos perguntarmos quais as concepções sobre as seis exigências sobre aprendizagem. Precisamos ter clareza sobre para que estamos educando, qual a finalidade desta educação que estamos fazendo”.
O professor Celso ainda enfatizou que “o elemento fundamental de uma escola de qualidade social e democrática, é o desenvolvimento pleno. O desenvolvimento cognitivo é muito importante, mas sem se ter sensibilidade, amorosidade, afeto, de nada vale esse saber”, ratifica o professor Celso , referendando o indicativo criado por ele, chamado de TFA-Taxa de Felicidade dos Alunos. “Esse deveria ser o grande indicador de qualidade das escolas”.
“O que é que eu compreendo como aprendizagem?” Indaga a professora Geruza, que conduziu a mesa. “O que a escola compreende como aprendizagem? Precisamos ter bem claro e um consciência básica sobre o que concebemos sobre avaliação, vamos continuar repetindo os mesmos equívocos e ampliando a educação excludente e seletiva”.