luckyjetparimatchpinuppin-upmostbet casinomostbetmosbet4a betpin-up1win sayti1win aposta1win aviatorparimatchlucky jet crashpin-upmostbet kzmosbet casino1win online1winmostbet casinopinup casino1win slotmostbet casino1win aviatorpin up casinomosbet indialucky jet casino1win kz1 winmostbet4r betmosbet casinomostbet casinomostbet kz4a betaviatorlucky jet online1 win azaviator1win gamesmostbet aviator loginlacky jetmostbet aviator login1winpin up kz1win casinopinuppin up india4rabet mirrorpin up bet1 win
Brasil

MEC lança Avaliações Diagnósticas e Formativas para o ensino fundamental

As Avaliações Diagnósticas e Formativas são fruto de parceria entre o Ministério da Educação (MEC) e o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF) com o objetivo de apoiar as redes de ensino na retomada das aulas presenciais e na recomposição das aprendizagens.

A iniciativa foi lançada oficialmente na tarde desta quinta-feira (7) e, na mesa de abertura, a cerimônia contou com a participação do secretário-executivo do MEC, Victor Godoy; o secretário de Alfabetização, Carlos Nadalim; o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Danilo Dupas; o reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Marcos Vinícius David; e a secretária de educação do Distrito Federal, Hélvia Paranaguá, representando o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). Também participaram do evento, virtualmente, o secretário de Educação Básica, Mauro Rabelo; e o vice-presidente da Undime, Marcelo Ferreira da Costa, Dirigente Municipal de Educação de Senador Canedo/GO.

A plataforma CAEd/UFJF (acesse aqui) reúne os cadernos dos testes das Avaliações Formativas do 1º ao 5º anos e 6º ao 9º anos, devolutivas pedagógicas, recursos formativos e ferramentas que possibilitam professores e gestores o acompanhamento personalizado das aprendizagens.

A avaliação possibilitará a realização de diagnóstico quanto ao nível de aprendizagem do estudante, para fins de personalização do ensino, medindo de maneira profunda e individual o processo de ensino-aprendizagem. A ferramenta está disponível tanto para rede pública quanto para a particular, caso haja interesse.

“As avaliações serão um importante recurso pedagógico para professores e gestores, pois permitirá que intervenham precisa e intempestivamente sobre eventuais defasagens de aprendizagem que demandem correções de rumos. Essa ação não poderia chegar em momento mais oportuno. A pandemia afetou profundamente a dinâmica de ensino das redes de educação em todo o país” disse o secretário de Alfabetização do MEC.

As Avaliações Diagnósticas Formativas se configuram como um método diferenciado dos aplicados atualmente, por não exigir que o estudante reproduza o conteúdo dado em sala de aula, mas sim que demonstre o seu desenvolvimento pessoal.

Os professores terão, ainda, acesso às devolutivas pedagógicas cuja proposta é auxiliar na definição das medidas e abordagens para reduzir as deficiências de aprendizagem com a compreensão da situação de cada estudante e turma. As matrizes de avaliação e as referências curriculares também estarão disponíveis para que os professores possam ter acesso. Além disso, todos os itens possuem comentários explicitando o alinhamento com a Base Nacional Comum Curricular.

O resultado também contribuirá com programas como o Tempo de Aprender, que tem o terceiro eixo voltado ao aprimoramento das avaliações da alfabetização e preconiza o provimento de avaliações formativas para atenção individualizada às redes públicas aderentes ao programa. Já no caso do Programa Brasil na Escola, o resultado ajudará na implementação da estratégia de acompanhamento personalizado das aprendizagens, sobretudo na redução das desigualdades em sala de aula e nas unidades escolares. Na plataforma será possível ainda monitorar o andamento dos dois programas, Tempo de Aprender e Brasil na Escola.

O vice-presidente da Undime elogiou a iniciativa e disse que a instituição tem discutido, conversado e acompanhado questões relacionadas a avaliação e diagnóstico. “Nós temos nos preocupado muito com esse processo de acompanhamento, diagnóstico para melhorar a tomada de decisão dos gestores pelo Brasil afora. Essa é uma discussão que não é de agora. A gente tem solicitado isso”, lembrou.

Costa destacou ainda que “não se faz educação senão por acompanhamento. É preciso que a gente saiba o que está acontecendo, é preciso que a gente tenha dados confiáveis para que nós possamos garantir que as políticas públicas que sejam produzidas sejam coerentes com essas realidades, com esses dados, e que elas saiam de trás das mesas, possam chegar até as escolas e possam ser usufruídas pelas pessoas que ali se encontram”.

Acesse avaliacoes.mec.gov.br

Confira aqui o vídeo com a íntegra da cerimônia de lançamento.

Fonte: Undime com informações do MEC

Deixe um comentário

Facebook
YouTube
Instagram