Iniciativa do Ministério da Educação (MEC), Manaus sedia o 2° Ciclo Formativo da Renalfa com a Bahia presente
O 2º Ciclo Formativo de 2025 da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa), promovido pelo Ministério da Educação (MEC) como parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), está sendo realizado em Manaus de 19 a 22 de maio. O evento reúne profissionais da educação de todos os estados brasileiros com o objetivo de fortalecer as políticas públicas voltadas à alfabetização infantil, promovendo apoio técnico e articulação entre os entes federativos.
A abertura do encontro contou com apresentações culturais, incluindo a leitura de um trecho do livro “Amazonas, pátria da água” pelo aluno João Eduardo, de 8 anos, da Escola Estadual Isaac Benayon Sabbá. A secretária nacional de Educação Básica do MEC, Kátia Schweickardt, destacou a importância de considerar as especificidades regionais na formulação de políticas educacionais, especialmente na região amazônica.
O evento tem como objetivo fortalecer o CNCA e colaborar com a formulação e a pactuação de esforços de implementação das políticas, programas e ações em defesa da garantia do direito à alfabetização, bem como fornecer o apoio técnico aos membros estaduais da Rede. As Articuladoras do Estado da Bahia , Eronize Lima ( representando a Undime/BA) e Graciene Guimarães ( representando a Secretaria de Educação do Estado) estão presentes.
O CNCA visa garantir que todas as crianças brasileiras estejam alfabetizadas até o final do 2º ano do ensino fundamental, além de recuperar as aprendizagens de alunos do 3º ao 5º ano afetadas pela pandemia. O programa enfatiza a promoção da equidade educacional, considerando aspectos regionais, socioeconômicos, étnico-raciais e de gênero.
Durante a abertura do evento, as presenças da secretária de Educação do Amazonas, Arlete Mendonça e o Secretário Municipal de Educação de Manaus, Júnior Mar, que acolherem a secretária nacional de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Kátia Schweickardt, acompanhada de representantes da Secretaria de Assuntos Jurídicos da Undime Nacional, Márcia Aparecida Baldini, Dirigente Municipal de Educação de Cascavel no Paraná, a Diretora de Avaliação da Educação Básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Hilda Aparecida, do Coordenador MEC, João Paulo Mendes Lima , Coordenador-Geral de Alfabetização/MEC e os/as articuladores/as estaduais e de Rita Esther Ferreira de Luna( .Diretoria de Formação Docente e Valorização dos Profissionais da Educação- Difor).
Durante a abertura do encontro na tarde da segunda-feira, houve uma acolhida calorosa com apresentações culturais. O aluno João Eduardo, 8, do 4º ano da Escola Estadual (EE) Isaac Benayon Sabbá, localizada no bairro São Jorge, fez a leitura de um trecho do livro “Amazonas, pátria da água”, do escritor amazonense Thiago de Mello para recepcionar os Articuladores/as Estaduais dos 26 estados e do Distrito Federal, bem como outros convidados que compõem a rede de colaboradores do MEC.
O evento que começou na segunda–feria, 19 de maio, segue com programação até 22 de maio de 2025. A coordenadora da Suped, Graziane Guimarães representa a Secretaria da Educação do Estado e de Eronize Lima Souza, representante da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação na Bahia (Undime) estão participando do momento formativo.





































