Pesquisa da Undime sobre o ensino de tecnologias nas escolas municipais
A Undime começará hoje (31/10) a realizar um mapeamento de currículos e componentes curriculares para o ensino de tecnologia e computação e das estruturas que as Secretarias Municipais de Educação possuem para o apoio pedagógico e técnico ao uso de tecnologias digitais.
O estudo é feito em parceria com o Centro de Inovação para Educação Brasileira (CIEB), Fundação Telefônica Vivo (FTV) e apoio técnico do Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede).
O questionário ficará disponível de 31 de outubro a 30 de novembro de 2022 e deve ser respondido por Dirigentes Municipais de Educação e/ou técnicos das Secretarias dos 5.568 municípios brasileiros.
O levantamento abordará questões em relação às ações pedagógicas já realizadas e as previstas para acontecer, além de formações continuadas para as temáticas de tecnologia oferecidas aos docentes da rede. Com base nas respostas obtidas, a equipe de pesquisadores poderá entrar em contato com o município para agendamento de entrevistas e/ou realização de visita in loco.
Como resultado, serão publicados relatórios nacional e estaduais sobre a realidade das redes em relação à existência de currículos e componentes curriculares para o ensino de tecnologia e computação e estruturas para o apoio pedagógico e técnico ao uso de tecnologias digitais.
Para que os municípios possam participar, pedimos que as seccionais disponibilizem o link abaixo diretamente aos DME de seu estado. Para resguardar o estudo, a fim de que a resposta seja apenas de representantes das SME, o link não ficará disponível no portal da Undime.
Assim, pedimos que as seccionais encaminhem o link aos seus municípios: https://forms.gle/p68Dd3gLEEtx5G9S6
Além disso, pedimos apoio na mobilização dos 728 municípios que precisarão participar da fase amostral do estudo. Clique no link para ter acesso à lista dos municípios: http://undime.org.br/uploads/documentos/phpKC97S2_635fe02767d87.xlsx