Estudantes da Educação do Campo na UESC tem aula de Campo e fortalecem o FormaCampo
A educação no meio rural, no Brasil, ainda tem muito a desenvolver. A falta de políticas educacionais voltadas para esse fim caracteriza a desvalorização do homem do campo, estabelecendo uma vida limitada aos seus filhos.
São grandes as dificuldades encontradas pelas trilhas por onde passam as crianças e jovens desse meio, que procuram adquirir conhecimentos, mas também um lugar para conviver com pessoas da mesma idade, ampliando suas relações sociais.
O FormaCampo, Programa Formação de professores do Campo, desenvolvido no município baianos com apoio da Undime bahia, tem como objetivo central realizar atividades de extensão, por meio da formação continuada dos profissionais que atuam na educação do campo, em escolas dos municípios dos territórios de identidade situados na área de abrangência da UESB.
As formações são compostas de cursos de extensão online, sendo 40% de forma síncrona e 60% assíncrona, certificados pela PROEX/UESB, com carga horária total de 80 horas.
O público alvo da formação são os professores, diretores e coordenadores pedagógicos das escolas do campo, considerando esta como aquela situada no campo como as escolas urbanas que recebem o alunado do campo.