Luiz Leal, DME de Porto Seguro, destaca acolhimento, diversidade cultural e fortalecimento da educação pública durante Encontro Territorial da Undime Bahia
O dirigente municipal de Educação de Porto Seguro, Luiz Leal, destacou a importância da realização do Encontro Territorial da União dos Dirigentes Municipais de Educação da Bahia (Undime Bahia), que acontece nos dias 29 e 30 de outubro de 2026, no campus Sosígenes Costa da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), em Porto Seguro.
Durante entrevista à Web TV Undime Bahia, nesta quinta-feira (29), o secretário ressaltou a satisfação do município em receber dirigentes municipais de educação, equipes técnicas e profissionais de diferentes regiões do estado para um momento de formação, diálogo e fortalecimento das políticas públicas educacionais.
“Porto Seguro está acolhendo esse importante movimento que faz com que a gente fortaleça a educação pública do nosso estado, faz com que a gente se conheça e se encontre para que os dirigentes de educação possam, cada dia mais, atuar com maestria”, afirmou Luiz Leal.
O dirigente também agradeceu à Universidade Federal do Sul da Bahia pela disponibilização do espaço para a realização do encontro e destacou a importância da valorização da identidade cultural do município, especialmente dos povos indígenas.
Diversidade cultural e valorização dos povos originários
Ao comentar a realização do evento, Luiz Leal chamou a atenção para a riqueza cultural de Porto Seguro e para a necessidade de reconhecer e respeitar as diferentes comunidades que integram o território.
O secretário destacou a presença de um painel indígena no espaço do encontro, relacionando a representação artística à identidade histórica e cultural da cidade.
“Nós somos uma cidade dos povos Pataxó, onde o Brasil nasceu, e é uma terra onde trabalhamos fortemente a ideia de que o respeito aos povos originários tem que ser absoluto”, declarou.
Durante a entrevista, Luiz Leal também apresentou características da rede municipal de ensino, que atende mais de 32 mil estudantes e contempla diferentes realidades educacionais, incluindo escolas indígenas, unidades que atendem comunidades ciganas e escolas ribeirinhas.
Segundo o dirigente, Porto Seguro possui a maior concentração de escolas indígenas da Bahia, o que amplia a responsabilidade do município na construção de políticas educacionais que respeitem as especificidades culturais e territoriais das comunidades.
Qualidade da educação é um dos principais desafios
Ao abordar os desafios da gestão educacional, Luiz Leal ressaltou que a ampliação do acesso à escola precisa estar acompanhada de ações que assegurem a qualidade do ensino e o desenvolvimento das aprendizagens.
“Nós temos uma rede com mais de 32 mil alunos, o que já gera desafios naturais para que a gente consiga, cada dia mais, dar qualidade à educação, porque não basta mais ofertar a educação de qualquer forma. Tem que ofertar com qualidade, tem que ofertar na idade certa, e é isso que nós estamos juntos para fazer”, enfatizou.
A declaração reforça a importância do planejamento, da formação dos profissionais e da implementação de políticas públicas que considerem as particularidades das comunidades atendidas pelas redes municipais de ensino.
Porto Seguro reforça compromisso com a educação pública
Ao avaliar a oportunidade de receber o Encontro Territorial da Undime Bahia, Luiz Leal destacou o caráter acolhedor de Porto Seguro e a importância da integração entre municípios de diferentes portes e regiões do estado.
“É um privilégio receber. Nós somos uma cidade anfitriã, uma cidade que adora acolher e, para nós, é sempre muito importante receber, receber bem e fazer com que a gente fortaleça, cada dia mais, a educação pública de nossa cidade, do nosso estado e do nosso país”, afirmou.
O Encontro Territorial da Undime Bahia reúne dirigentes municipais de educação, gestores e equipes técnicas em uma programação que contempla palestras, oficinas temáticas, diálogos formativos e atendimentos técnicos.
A iniciativa busca fortalecer o regime de colaboração, ampliar o intercâmbio de experiências e contribuir para o aprimoramento da gestão educacional nos municípios baianos.
A programação prossegue nesta sexta-feira (30), com atividades voltadas ao fortalecimento das redes municipais de ensino e à construção coletiva de estratégias para a melhoria da educação pública.
