Alfabetização e acompanhamento da aprendizagem é debatida por Eronize Lima em Oficina no Encontro Territorial em Serrinha
A alfabetização, a avaliação e o acompanhamento da aprendizagem estão entre os temas discutidos durante os Encontros Territoriais 2026 da Undime Bahia, realizados em Serrinha, reunindo dirigentes municipais de Educação, equipes técnicas e profissionais das redes públicas de ensino.
A programação conta com uma oficina dedicada ao tema “Alfabetização, avaliação e acompanhamento da aprendizagem: estratégias para fortalecer as práticas pedagógicas nas redes municipais”, conduzida por Eronize Lima. “A atividade propõe uma reflexão sobre os desafios enfrentados pelas redes municipais e sobre estratégias que podem contribuir para o avanço da aprendizagem dos estudantes”, enfatiza.
“Durante a oficina, são abordadas questões relacionadas ao acompanhamento do desenvolvimento dos alunos, à avaliação como instrumento pedagógico e à necessidade de utilizar os resultados obtidos para orientar as práticas em sala de aula. A proposta é fortalecer o trabalho dos profissionais da educação e ampliar as possibilidades de intervenção diante das dificuldades de aprendizagem”, acrescenta Eronize.
A formação também reforça a importância de um acompanhamento contínuo dos estudantes, permitindo que gestores e professores identifiquem avanços, dificuldades e necessidades específicas ao longo do processo educacional. Nesse contexto, a avaliação é apresentada não apenas como instrumento de verificação, mas como uma ferramenta para subsidiar o planejamento pedagógico.
A iniciativa integra a programação dos Encontros Territoriais 2026 da Undime Bahia, que reúne representantes dos municípios para momentos de formação, diálogo e troca de experiências. Em Serrinha, participam representantes dos Territórios de Identidade Sisal, Semiárido Nordeste II, Litoral Norte e Agreste Baiano e Portal do Sertão.















