NTE do Território Piemonte da Diamantina homenageia municípios por avanços no processo de alfabetização
O Núcleo Territorial de Educação (NTE) do Território Piemonte da Diamantina realizou uma cerimônia de reconhecimento para homenagear todos os municípios da região pelos avanços alcançados no processo de alfabetização. A iniciativa destacou o compromisso das redes municipais de ensino com a melhoria da aprendizagem e o fortalecimento das políticas educacionais voltadas à alfabetização das crianças.
O evento reuniu gestores educacionais, secretários municipais de educação, coordenadores pedagógicos, professores e representantes das escolas da região. Durante a solenidade, cada município recebeu uma premiação simbólica em reconhecimento aos esforços desenvolvidos na implementação de estratégias pedagógicas, formação continuada de educadores e acompanhamento do desempenho dos estudantes.
Para Ronaldo Alves, DME de Caem e Presidente Undime no Território, os resultados refletem o trabalho colaborativo entre os municípios e o estado, fortalecendo ações que garantem mais qualidade na educação e melhores índices de alfabetização no território, indicando que “a premiação também evidenciou a importância do regime de colaboração entre as redes de ensino, incentivando a troca de experiências exitosas e o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras”.
Ronaldo conclui que “o reconhecimento representa não apenas uma conquista institucional, mas também o compromisso contínuo com a aprendizagem das crianças e a construção de uma educação pública mais inclusiva e eficiente. O Território Piemonte da Diamantina vem se destacando pelos investimentos em formação de professores, acompanhamento pedagógico e ações estratégicas voltadas à alfabetização na idade certa, consolidando avanços significativos nos indicadores educacionais da região”.













