Milagres sedia nesta quarta-feira o EDUCAVALE, encontro de Dirigentes Municipais de Educação do Vale do Jiquiriçá
O município de Milagres será palco, nesta quarta-feira (06), de um importante momento de articulação educacional, o EDUCAVALE, encontro de Dirigentes Municipais de Educação do Vale do Jiquiriçá. O evento reúne DME’s (Dirigentes Municipais de Educação) e Técnicos das Secretarias Municipais com o objetivo de fortalecer políticas públicas e promover uma educação de qualidade na região.
Com foco no diálogo, na cooperação e no compromisso coletivo, o encontro se consolida como um espaço estratégico para a troca de experiências, construção de políticas educacionais e fortalecimento das redes de colaboração entre os municípios. A iniciativa destaca a importância do trabalho conjunto na busca por soluções que impactem positivamente o ensino público.
A programação contempla debates sobre temas centrais da gestão educacional contemporânea, incluindo a implementação da BNCC da Computação, o acompanhamento e revisão do Plano Municipal de Educação (PME), o financiamento da educação e o Censo Escolar. Também serão abordadas ações voltadas à proteção no ambiente escolar, com a apresentação do programa “Escolas que Protegem!”, além de discussões sobre o fortalecimento do regime de colaboração entre os sistemas de ensino.
Na programação também, um momento sobre “Rede de Colaboração”, com Williams Panfile Santos Brandão – Assessor Especial da SEC/BA e responsável pelo Regime de Colaboração SEC/Municípios.
Realizado na Câmara de Vereadores Municipal, o evento terá início às 8h, com acolhida dos participantes e abertura oficial conduzida por autoridades locais, entre elas o prefeito Marcos Queiroz Ribeiro, a secretária de Educação Roberta Carvalho e o presidente do EDUCAVALE, Valdir dos Santos.
Mais do que um encontro formativo, a iniciativa reafirma o compromisso dos municípios do Vale do Jiquiriçá com uma educação transformadora, que promova equidade e assegure o direito de aprendizagem para todos os estudantes.
O encerramento está previsto para o meio-dia, após uma manhã de palestras e debates voltados ao fortalecimento da educação pública regional.
