Seccional baiana da Undime participa de Encontro Nacional de Avaliação da Alfabetização em Brasília
Nos dias 24 e 25 de setembro, representantes da Undime Bahia e da Secretaria de Educação do Estado cumpriram agenda oficial em Brasília durante o Encontro Nacional de Avaliação da Alfabetização. O evento foi promovido pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com o objetivo de fortalecer o debate técnico e colaborativo sobre os processos de avaliação da alfabetização no Brasil.
A seccional baiana foi representada pelo presidente da Undime Bahia, Anderson Passos, que esteve acompanhado das Articuladoras Estaduais do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), Eronize Lima e Graciene Guimarães, além da técnica de avaliação da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, Fernanda Brandão.
O encontro reuniu representantes dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal, e discutiu os avanços e desafios no cumprimento da política nacional de garantia do direito à alfabetização para todas as crianças brasileiras.
Na mesa de abertura, estiveram presentes autoridades como Alexsandro Santos (MEC), Manuel Palácios e Hilda Linhares (Inep), Marcos Aurélio (Undime) e Henrique Pimentel (Consec).
Durante os dois dias de programação, diversas temáticas centrais foram abordadas, como:
- Avaliações no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada;
- Boas práticas nas avaliações do CNCA em São Paulo e no Distrito Federal;
- Matrizes de habilidades de Língua Portuguesa e Matemática no Saeb;
- Indicador Criança Alfabetizada e o cálculo de metas divulgadas pelo Inep em diferentes esferas;
- Minicurso sobre a avaliação da alfabetização pelos sistemas estaduais em articulação com o Saeb.
Para o presidente da Undime Bahia, Anderson Passos, a participação no evento foi estratégica, especialmente neste momento em que se aproxima o calendário das avaliações externas. “Este encontro reafirma a avaliação como uma ferramenta a serviço da aprendizagem e do desenvolvimento do aluno, além de ser um importante recurso pedagógico que subsidia o planejamento e as ações do educador”, destacou.
O Encontro Nacional de Avaliação da Alfabetização reafirma o compromisso coletivo dos entes federativos na construção de uma política pública sólida e efetiva, voltada para garantir a alfabetização de todas as crianças do país até o final do 2º ano do ensino fundamental.








