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Brasil

Novo Habilita tem cadastro unificado para programas e ações do FNDE

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) atualizou a forma de cadastro/alteração dos dados dos dirigentes e entes/entidades federativas. Agora ficou mais dinâmico e participativo, pois não há mais necessidade de envio de documentações ao FNDE. Por meio do sistema Habilita – Cadastro Base, o gestor poderá realizar todo o seu cadastro e acompanhar a validação pela autarquia.

O Habilita – Cadastro Base é um sistema que contém as informações necessárias dos dirigentes e serve para a habilitação do ente/entidade, prevista na Resolução nº 9, de 1º de outubro de 2015. O cadastro nesse sistema é a porta de entrada para acesso aos programas do FNDE. Assim, é necessário que o gestor realize/atualize o cadastro e acompanhe a situação de habilitação da entidade a ele vinculada.

No sistema Habilita, o ente/entidade poderá estar com as seguintes situações, conforme previsto na referida Resolução nº 09/2015:

Habilitado: ente/entidade em situação regular quanto à documentação.

Em diligência: ente/entidade em situação irregular ou parcialmente regular quanto à documentação.

Documentação vencida: ente/entidade não apresentou nova documentação.

Não habilitado: ente/entidade não atendeu aos critérios estabelecidos na Resolução de habilitação.

O sistema Habilita se destina aos estados, Distrito Federal e municípios; autarquias e fundações públicas, estaduais, distritais e municipais; entidades privadas sem fins lucrativos; entidades qualificadas como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP); entidades privadas sem fins lucrativos que mantenham escolas de educação especial, beneficiárias do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e consórcios públicos.

Confira aqui um passo a passo sobre como realizar o cadastro.

Dúvidas

Para dar suporte durante o processo de atualização de cadastro, o FNDE disponibiliza filas de atendimento exclusivas sobre o Novo Habilita no Balcão Virtual do FNDE, um canal de atendimento realizado por meio da plataforma Microsoft Teams. Este serviço oferece assistência técnica on-line de forma simples e sem a necessidade de instalação de software, garantindo mais praticidade para os gestores educacionais.

O Balcão Virtual ainda oferece a possibilidade de gravação dos atendimentos, que podem ser acessados posteriormente, caso necessário. Ao final de cada atendimento, uma pesquisa de satisfação será realizada para melhorar constantemente o serviço oferecido. O atendimento é realizado por ordem de solicitação, não sendo necessário agendar horário.

Para além disso, o FNDE disponibiliza os seguintes números de telefone para apoio técnico. Confira:
Telefones: (61) 2022- ramais 4046/4146/4972/5235/4082/4086/4093/4295/4110.

Central de Atendimento ao Cidadão (ligação gratuita)
Telefone: 0800-616161

Há ainda a opção de atendimento institucional presencial, no próprio FNDE, cujo endereço é: Setor Bancário Sul, Quadra 2, Bloco F, Edifício FNDE – Térreo, Sala 1, Brasília/DF.

Saiba mais aqui.


Videoconferência

A primeira videoconferência de 2025 da Undime abordou as ações e programas do FNDE, além de orientações sobre como realizar o cadastro no novo sistema Habilita – saiba mais aqui. Durante o evento, a presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyba, explicou detalhadamente tudo sobre os programas e ações do FNDE, e como o Cadastro Base dos Programas Educacionais (CBPE) – o Habilita – irá transformar a gestão educacional no Brasil. A videoconferência contou ainda com a participação do diretor de Tecnologia e Inovação do FNDE, Delson Pereira da Silva e do presidente da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Ibaretama/CE, Alessio Costa Lima, que fez a mediação.

O vídeo com a íntegra está disponível na galeria do Conviva. Confira aqui.

Fonte: Undime com informações do FNDE

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