Presidente da Undime Bahia, Anderson Passos tem agenda em Brasília nesta quinta e sexta-feira
Nesta quinta-feira (18) acontece em Brasília o Seminário “Afirmação das Trajetórias Quilombolas: Programa Escola Quilombo para formação continuada de Professores(as) e Gestores(as)” e na sexta-feira (19) será realizada a 3ª Reunião Ordinária da Coneeq – Comissão Nacional de Educação Escolar Quilombola com a participação do DME de Aratuípe no Território Baixo Sul, Anderson Passos, Presidente da Undime Bahia e Secretário da Undime Nacional.
Outras informações e encaminhamentos anteriores:
Por indicação da Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos (Conaq), a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) é uma das instituições selecionadas para o projeto-piloto do Programa Escola Quilombo, da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação (MEC).
O Programa Escola Quilombo foi criado para promover formação continuada de professores, gestores, coordenadores e lideranças de escolas e comunidades quilombolas do país, além de contribuir no processo de reformulação curricular e nas práticas pedagógicas das escolas quilombolas. Neste primeiro momento de implantação, o projeto-piloto será realizado em sete universidades do país, tendo como ação inicial a oferta de curso de aperfeiçoamento em Educação Escolar Quilombola.
Na UFRB, o curso será realizado nos polos de Cachoeira (Recôncavo Baiano) e de Feira de Santana (Portal do Sertão), para um público de 100 professores, distribuídos entre as duas cidades. A carga horária total será de 180 horas, divididas em seis módulos de 30 horas cada um. A previsão é que as aulas aconteçam entre fevereiro e julho de 2024, com encontros presenciais mensais, às sextas-feiras e aos sábados. Todo o aperfeiçoamento será baseado no princípio da Pedagogia da Alternância.
Objetivo: Apoiar a formação continuada de professores para a implementação da Lei 10.639/03 e para a educação quilombola em parceria com Instituições Públicas de Educação Superior – IPES.
Ação:
- Ofertar cursos no nível de aperfeiçoamento e especialização, na modalidade à distância, por meio da Universidade Aberta do Brasil – UAB e na modalidade presencial e semipresencial pela Rede Nacional de Formação Continuada de Professores na Educação Básica – RENAFOR.
Como acessar: As escolas apresentam por meio do sistema PDE Interativo (link), a demanda de formação para as Secretarias Estaduais de Educação – SEDUC e Secretarias Municipais de Educação – SEMED que a validam e encaminham ao Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente. O Fórum elabora o Plano Estratégico de Formação docente e o encaminha ao Comitê Gestor da Rede Nacional de Formação/ MEC, responsável pela sua aprovação e apoio financeiro.