luckyjetparimatchpinuppin-upmostbet casinomostbetmosbet4a betpin-up1win sayti1win aposta1win aviatorparimatchlucky jet crashpin-upmostbet kzmosbet casino1win online1winmostbet casinopinup casino1win slotmostbet casino1win aviatorpin up casinomosbet indialucky jet casino1win kz1 winmostbet4r betmosbet casinomostbet casinomostbet kz4a betaviatorlucky jet online1 win azaviator1win gamesmostbet aviator loginlacky jetmostbet aviator login1winpin up kz1win casinopinuppin up india4rabet mirrorpin up bet1 win
Brasil

Undime participa de encontro com gestores públicos e especialistas sobre agenda de equidade étnico-racial na educação

Com a presença da Undime, além de gestoras e gestores públicos federais, estaduais, especialistas, educadores, parlamentares e movimentos sociais, o Todos Pela Educação e a Mahin Consultoria Antirracista promorevam o encontro “Equidade étnico-racial na Educação Básica: desafios e oportunidades para 2023-2026”, nos dias 27 e 28 de junho, em Brasília.

No primeiro dia do evento, a Undime foi representada pelo presidente, Luiz Miguel Martins Garcia, Dirigente Municipal de Educação (DME) de Sud Mennucci/SP, no debate “ A implementação da Educação para as relações étnicos-raciais: a perspectiva do Poder Executivo.”

“É importante que nós, dirigentes municipais de educação, possamos trabalhar para orientar as redes sobre a questão étnico-racial dentro da escola, inclusive para que as crianças possam assumir a sua raça. Atualmente, a Undime apoiou o Instituto Alana e Geledés – Instituto da Mulher Negra, em uma pesquisa nacional sobre a implementação da Lei 10.639/03, em 1.187 Secretarias Municipais de Educação. O resultado foi que 71% delas não cumprem a lei do ensino e cultura afro-brasileira. Isso nos mostra que ainda temos um longo caminho a ser percorrido para ações que, de fato, promovam o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana. A Undime está atenta ao tema, e busca discutir com os gestores educacionais com intuito de melhorar a qualidade do trabalho desenvolvido”, disse Garcia.

A programação ainda teve momentos de formação, troca de experiências e ideias. Foram discutidos temas como o papel do Ministério da Educação e dos Estados na promoção de equidade; Educação Escolar Indígena e Quilombola, marcos legais e combate ao racismo.   

Durante o evento, a Undime marcou presença com representantes estaduais, os presidentes:  Anderson Passos dos Santos (Bahia),  José Marques Aurélio (Ceará); Vilmar Lugão de Britto  (Espírito Santo),  Ednamar Aparecida da Silva (Minas Gerais), Michael Lopes (Paraíba);  Andreika Asseker (Pernambuco); Alex Cleidir Tardetti (Santa Catarina); Josevanda Franco (Sergipe),  Karla Cristina Palha (Amapá), Joaria Vieira (Rio Grande do Norte), Osório Luís Figueiredo (Rio de Janeiro);  e  também os vice-presidentes: Mara Elizete Rabelo (Rio Grande do Sul), Miquéias Augusto  (Mato Grosso do Sul) e  Luíza Brasileiro (Tocantins).

Entre os representantes do Governo Federal e do Congresso Nacional que participaram dos painéis, estavam: Zara Figueiredo, secretária de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) e Kátia Schweickardt, secretária de Educação Básica (SEB), ambas do Ministério da Educação (MEC); a deputada federal, Dandara Castro (PT-MG); e o deputado federal, Rafael Brito (MDB-AL).

Também participaram das mesas expositivas, gestores estaduais e municipais, educadores, ativistas e especialistas como: Beatriz Benedito, analista de Políticas Públicas do Instituto Alana; Cida Bento, doutora em psicologia  e conselheira do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades;  Giovanni Harvey, diretor Executivo do Fundo Baobá; Ana Paula Cruz, gestora escolar no município de Conceição da Feira/BA e especialista em Educação Escolar Quilombola; Alva Rosa Tukano, líder indígena e presidente do Fórum de Educação Escolar e Saúde Indígena do Amazonas; Petronilha Beatriz Gonçalves, professora emérita e pesquisadora em Erer da Universidade Federal de São Carlos.

Fonte/Foto: Undime

Deixe um comentário

Facebook
YouTube
Instagram