luckyjetparimatchpinuppin-upmostbet casinomostbetmosbet4a betpin-up1win sayti1win aposta1win aviatorparimatchlucky jet crashpin-upmostbet kzmosbet casino1win online1winmostbet casinopinup casino1win slotmostbet casino1win aviatorpin up casinomosbet indialucky jet casino1win kz1 winmostbet4r betmosbet casinomostbet casinomostbet kz4a betaviatorlucky jet online1 win azaviator1win gamesmostbet aviator loginlacky jetmostbet aviator login1winpin up kz1win casinopinuppin up india4rabet mirrorpin up bet1 win
Brasil

MEC e Inep apresentam resultados de pesquisa sobre alfabetização

O presidente da Undime, Luiz Miguel Martins Garcia, Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci/ SP, participou nesta quarta-feira (31) da cerimônia de lançamento dos resultados da pesquisa Alfabetiza Brasil: diretrizes para uma politica nacional de avaliação da alfabetização de crianças, promovida pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e pelo Ministério da Educação (MEC).

O estudo, que foi realizado no mês de abril de 2023, consultou 251 professoras alfabetizadoras  de 206 municípios, localizados nas cinco regiões do país para saber quais habilidades eram esperadas de estudantes alfabetizados. As informações irão auxiliar o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) na definição do percentual de estudantes alfabetizados ao fim do 2º ano do ensino fundamental.

A pesquisa Alfabetiza Brasil, envolveu um conjunto de ações, que se iniciou com a etapa de consulta às professoras alfabetizadoras. O estudo teve entre seus objetivos, compreender, em termos qualitativos, quais as características de um aluno alfabetizado; estabelecer critérios avaliativos para a alfabetização dos estudantes brasileiros; proporcionar subsídios para o planejamento e execução de políticas educacionais voltadas à alfabetização.

O ministro da Educação, Camilo Santana,  afirmou que a partir dos resultados obtidos, o MEC irá lançar uma política de alfabetização. “Nenhuma política pública tem eficiência e consistência se não for com planejamento, e isso, só ocorre com dados. E é o Inep que produz essas informações, não só para o MEC, mas também para os estados e municípios brasileiros. O estudo faz parte de uma estratégia do Ministério da Educação, um compromisso do Governo Federal com a reconstrução da educação, em regime de colaboração. Vamos apoiar, não só na indução técnica, mas também no aspecto financeiro e de governança, o que inclui o fortalecimento da formação e qualificação de professores, o material didático, entre outros para a construção de um pacto pela educação em nosso país”, disse.

As aplicações foram concentradas em cinco capitais-sede, uma por região: Belém/ PA, Recife/ PE, Brasília/ DF, São Paulo/ SP e Porto Alegre/ RS. Os resultados da pesquisa com as professoras, ao lado de outras evidências relevantes e da consulta aos especialistas, foram considerados para a determinação do ponto de corte que indica o estudante alfabetizado na escala do Saeb. Os dados obtidos permitem identificar características definidoras de um aprendizado de habilidades básicas de leitura e de escrita que se pode definir como desempenho compatível com um estudante alfabetizado.

Como resultado, foram definidas as características de um estudante alfabetizado, com habilidades básicas de leitura e de escrita, e critérios avaliativos para a alfabetização. Além disso, estabeleceu a nota de corte de 743 pontos na escala Saeb. Segundo o presidente do Inep, Manuel Palácios, “o objetivo era definir, com a melhor técnica possível, qual seria o padrão de desempenho mais adequado para a alfabetização no país”, afirmou.

Parceira da iniciativa do MEC e Inep, a Undime apoiou a realização da pesquisa no sentido de identificar e articular junto aos municípios a participação das professoras. Para Luiz Miguel, o trabalho em regime de colaboração foi primordial na efetivação desse estudo que apresenta um padrão de habilidades básicas que os estudantes devem ter para que possam continuar no aprendizado da leitura e escrita. “Além disso, dá a nós gestores condições de fazer um trabalho voltado a alunos e professores bem como um planejamento focado naquilo que é necessário para cada realidade, Agora é importante analisar os parâmetros de qualidade de forma a definir e popularizar indicadores que garantam a efetiva alfabetização de nossos alunos na idade adequada”, comentou.

Alfabetiza Brasil | Diretrizes para uma política nacional de avaliação da alfabetização das crianças

Saiba mais sobre a Pesquisa Alfabetiza Brasil

Acesse os resultados da pesquisa

Fonte e fotos: Undime

Deixe um comentário

Facebook
YouTube
Instagram