Secretaria da Educação realiza no Fiesta em Salvador Seminário de Disseminação de Resultados do SABE 2022 no dia 06 de junho


A Secretaria da Educação do Estado (SEC), em parceria com as Unidades Estaduais de Ensino e Undime, vem, desde 2019, projetando e implementando ações para garantir que ao longo do ano letivo, cada uma das escolas, seja espaço de acolhimento, de pertencimento e da garantia dos direitos de aprendizagem, para todos (as), e para cada um (a) dos (as) estudantes baianos (as).

Nesse contexto, a implementação do Sistema de Avaliação Baiano de Educação (SABE) surge como uma ferramenta que tem o objetivo de fortalecer o processo avaliativo nas unidades escolares, identificando indicadores pedagógicos que subsidiem a atuação da SEC, das Redes Municipais e das escolas nos processos de aprendizagens dos estudantes. 

No dia 06 de junho, acontece no Hotel Fiesta em Salvador um grande encontro intitulado de Seminário de Disseminação de Resultados do SABE 2022 e de acordo com o Presidente da Undime Bahia, Anderson Passos, DME de Aratuípe no Baixo Sul, todas as avalições, tem o propósito de redimensionar as políticas públicas de um sistema de educação, de uma rede, da escola, por isso, o olhar precisa perpassar a concepção diagnóstica.

Confira a Programação completa!

O SABE disponibiliza para as escolas os seguintes instrumentos avaliativos:

1. Avaliação Diagnóstica – identificar alguns conteúdos e habilidades que já foram desenvolvidos pelos estudantes, bem como os objetos do conhecimento que precisam ser fortalecidos.

2. Caderno de Apoio – exercícios que visam fortalecer as aprendizagens dos estudantes, considerando os dados obtidos no Sistema de Avaliação Baiano de Educação.

3. Avaliação Formativa – pretende apresentar mais informações que possam subsidiar a adoção de novas estratégias pelos professores para potencializar as aprendizagens dos estudantes. Nesta avaliação, professores e estudantes devem refletir sobre o esforço e envolvimento de cada um para aperfeiçoar o processo de ensino e de aprendizagem.

4. Avaliação Somativa (Prova SABE) – avaliação externa, com a mesma metodologia das avaliações do SAEB, que tem por finalidade aproximar os estudantes dos procedimentos exigidos em diversas avaliações usadas nacionalmente e subsidiar as escolas com informações sobre a evolução das aprendizagens dos estudantes, por meio de instrumentos calibrados, para melhoria dos processos de ensino e das aprendizagens.

Deixe um comentário

Facebook
YouTube
Instagram