FNDE reinstala Comitê Gestor e Grupo Consultivo para fortalecer parceria entre alimentação escolar e agricultura familiar

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) vai reinstalar um Comitê Gestor interministerial responsável por desenvolver ações para qualificar e fortalecer a aquisição direta de produtos da agricultura familiar para a alimentação escolar. Instituído pela Portaria nº 219/2023, o colegiado, que reúne integrantes de vários ministérios e órgãos governamentais, busca garantir uma alimentação mais saudável para os estudantes das redes públicas, ao mesmo tempo em que procura estabelecer mercado para os agricultores familiares.

Coordenado por representantes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), o grupo também é composto por integrantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar; do Ministério da Agricultura e Pecuária; do Ministério da Pesca e Aquicultura; do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome; do Ministério da Saúde; do Ministério dos Povos Indígenas e do Ministério da Igualdade Racial, entre outros órgãos governamentais.

A portaria que criou o novo Comitê Gestor também institui um Grupo Consultivo que vai apoiar na elaboração das ações para aprimorar essa parceria entre alimentação escolar e agricultura familiar. Fazem parte do colegiado representantes de associações de agricultores, extrativistas, quilombolas, indígenas, cooperativistas, conselheiros de alimentação escolar, além de representantes do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), entre outras entidades.

Comitê Gestor e o Grupo Consultivo serão reinstalados, oficialmente, durante a 2ª edição do “Congresso Internacional de Alimentação Escolar: Construindo Caminhos para a Educação Alimentar e Nutricional”, que será promovido pelo FNDE entre os dias 23 e 25 de maio. Com a participação de diversos países parceiros do Brasil, o evento tem como objetivo criar um espaço de diálogo e reflexão sobre desafios e avanços na área de alimentação escolar e educação alimentar, bem como apresentar estratégias e soluções que possam contribuir para a promoção de uma alimentação escolar adequada, saudável e sustentável.

Fonte: FNDE

https://www.gov.br/fnde/pt-br/assuntos/noticias/fnde-reinstala-comite-gestor-e-grupo-consultivo-para-fortalecer-parceria-entre-alimentacao-escolar-e-agricultura-familiar

Deixe um comentário

Facebook
YouTube
Instagram