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Brasil

9º Fórum Nacional Extraordinário da Undime promove debates sobre educação inclusiva

Diversidade, inclusão e igualdade foram alguns dos temas abordados na manhã de quinta-feira (18), terceiro dia do 9º Fórum Nacional Extraordinário da Undime. Durante a abertura da mesa redonda Diferentes Diferenças na educação pública municipal, o presidente da Undime Bahia, Raimundo Pereira Gonçalves Filho, Dirigente Municipal de Educação de Itaparica/ BA, afirmou que “é preciso saber incluir na educação” e que debater a inclusão nas redes públicas de ensino é algo “produtivo e transformador”.

O debate abordou questões relacionadas à Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos, Educação do Campo, Educação Escolar Indígena e Educação Quilombola.

Participaram da discussão André Lázaro, diretor de Políticas Públicas da Fundação Santillana; Liliane Garcez, especialista em políticas públicas educacionais na perspectiva da inclusão; Clarice Santos, membro da Coordenação do Fórum Nacional de Educação do Campo (Fonec); Antônio João Mendes (Antônio Crioulo), Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Quilombolas – Conaq; e Rita Gomes do Nascimento.

André Lázaro falou sobre a importância da inclusão na Educação de Jovens e Adultos (EJA), e Liliane Garcez trouxe a relevância da educação inclusiva no sistema educacional. “Por que alguns têm direito à educação e outros não? Educação inclusiva é aquela que não deixa ninguém para trás, e tem que trabalhar em uma perspectiva inclusiva, assim como a EJA, quilombola, de campo, e assim por diante. O que eu posso fazer enquanto educadora para eliminar as barreiras que estão presentes na minha sala de aula?”.

Clarice Santos, representando a Educação do Campo, afirmou que o período de pandemia da covid-19 afetou mais alguns grupos do que outros, e impactou diretamente os mais vulneráveis. “A pandemia agravou ainda mais o quadro da negação de direitos e das desigualdades sociais, e mostrou que mesmo atingindo todos os seres humanos não afeta todas as pessoas da mesma maneira”.

Os participantes destacaram que ninguém pode ficar de fora da sala de aula, e que é preciso trabalhar de forma colaborativa. Antônio Crioulo ressaltou ainda que incluir a população que vive isolada, é um desafio ainda maior. “Para quem a educação foi pensada? Não foi para os diferentes, mas nós estamos aqui, e se estamos aqui sendo alvo dessa educação que não foi feita para os diferentes, precisamos discutir como nós, nas nossas diferenças, vamos ser parte desse todo. Trabalhar com os diferentes, com quem não tem o hábito social padrão é complicado, mas vocês têm um papel muito importante nesse processo que é de como discutir a inclusão desse povo no sistema educacional”.  Crioulo citou ainda a importância de discutir os Projetos Políticos Pedagógicos com a sociedade e comunidade escolar. “O Projeto Político Pedagógico precisa ser construído junto com os educadores, com as escolas e comunidades. É preciso ouvir as nossas crianças e os nossos estudantes”.

Por fim, Rita Gomes do Nascimento abordou a Educação Escolar Indígena, e lembrou que é importante reconhecer a diversidade dentro da diversidade. “Por exemplo, a alimentação escolar todas as crianças têm direito, inclusive as indígenas, entretanto para esses povos eu tenho que olhar os hábitos alimentares de algumas comunidades, pois algumas têm hábitos alimentares semelhantes às comunidades urbanas, e outras diferentes. Todos têm os mesmos direitos,  mas temos que olhar para as especificidades de cada um”, afirmou.

Undime

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