A Bahia mobilizada pela Educação: 1º Encontro on-line sobre no Piemonte da Diamantina

Na última quarta-feira (04), a UNDIME – Território Piemonte da Diamantina promoveu o 1º Encontro on-line com os DME’s – Dirigentes Municipais de Educação, Diretores, Coordenadores Pedagógicos e Equipes Técnicas dos municípios de Jacobina, Ourolândia, Miguel Calmon, Várzea Nova, Umburanas, Saúde, Mirangaba, Caém e Serrolândia, das 8h 30 às 12h30 através do aplicativo Google Meet.

A Diretora do Núcleo Territorial de Educação – NTE 16 – JACOBINA Nazaré dos Santos Costa Alves destacou a importância do regime de colaboração entre Estado e Municípios e do fortalecimento do trabalho de forma colaborativa junto aos municípios e apresentou ainda, informações sobre a Pré-jornada Pedagógica promovida pela Secretaria Estadual de Educação.

No respectivo encontro a professora do curso de Direito da Uneb/Campus IV Gabriela Barbosa Santos, o professor do IFBA Normando Raimundo de Lima. Jr e a Diretora de Cultura do município de Ourolândia Zoraide Carlos Amorim, representantes do CODETER, explicitaram a importância dos Colegiados Territoriais de Desenvolvimento Sustentável – CODETER’s, o desenvolvimento de políticas públicas educacionais, rede territorial colaborativa e os desafios da educação em tempos de pandemia.

A professora Gabriela Barbosa explicitou sobre o plano de ação da Câmara Técnica de Educação e atividades que serão desenvolvidas através do CODETER.

Os DME’s, diretores, coordenadores e equipes técnicas apresentaram experiências com o ensino remoto, teceram proposições sobre reorganização do calendário escolar, reclassificação, busca ativa, jornada pedagógica, formação de professores, dentre outros temas abordados.

O evento proporcionou aos dirigentes municipais de educação, equipes técnicas das Secretarias momentos de reflexões, orientações e troca de experiências sobre os caminhos e possibilidades do trabalho educativo neste contexto da pandemia da COVID-19, tendo como foco a garantia do direito de aprender destacou a professora Keila Souza dos Santos, Coordenadora Territorial da UNDIME.

Os participantes destacaram a relevância da promoção do encontro por constituir um espaço importante de diálogo sobre os reflexos da pandemia nas práticas pedagógicas, os desafios vivenciamos no ensino remoto bem como a necessidade do fortalecimento de espaços formativos.

Deixe um comentário

Facebook
YouTube
Instagram