Diretoria Ampliada da Undime realiza reunião extraordinária sobre volta ás aulas
Tendo em vista o anúncio do governador de criação de um grupo de trabalho para elaboração de protocolo para retorno às aulas presenciais, a Undime Bahia, em caráter extraordinário, convocou a Diretoria Ampliada para uma reunião nesta segunda-feira (08), às 16 horas.
Na pauta da reunião, a proposta do governo do estado de planejamento para retorno das aulas presenciais e o posicionamento da Undime Bahia frente ao grupo de trabalho criado.
Para Jucelino, Diretor Undime no Território Bacia do Jacuípe, “a Undime tem força e representatividade e precisa ser ouvida nos encontros que estão acontecendo com a UPB e o Governo do Estado para o retorno das atividades presenciais”.
A professora Neurelene, DME de Camaçari e Diretora Undime no Território Metropolitano, “o fato dessa diversidade de cenário existirem nas redes municipais, precisa ser levado em consideração pelo estado, e precisamos de uma conversa fraterna e esse é um ponto de tencionamento, pois o Brasil inteiro está discutindo o retorno da volta ás aulas”.
“Precisamos garantir a ampliação das discussões, principalmente sobre o que é esse ensino híbrido, levando em consideração as peculiaridades de cada município e como estão as ações de combate e enfrentamento ao novo Coronavírus”, acrescenta.
O vice-presidente da Undime Bahia, Raimundo Pereira, DME de Itaparica, “a retomada das atividades presenciais, atendendo as medidas sanitárias exigem uma logística muito maior para atendermos a rede estadual, uma vez que grande parte deste transporte, são os municípios que custeiam e esse aporte financeiro precisa ser garantido pelo estado”.
“No caso do nosso território, cada município tem uma realidade diferente e mesmo dentro dos municípios, as realidades são diversas e precisam ser levadas em consideração e somos nós os responsáveis pelos nossos municípios”, destaca a Professora Edna Pereira, Diretora territorial do Sertão Produtivo.
Ainda na reunião da tarde desta segunda-feira (08), o Professor Wendel Leite, DME de Gandú e Diretor Undime no Baixo Sul, “não é momento para retorno de atividades presenciais e precisamos fortalecer esta fala de forma que possamos de fato dar conta de nossas responsabilidades e não cabe neste momento, atender o que deseja o estado. Precisamos dialogar”.
Acácia Barbosa, representante Undime no GT Bahia Volta às Aulas, “tem situações das mais diversas na Bahia, com gestor que não sabe sequer o que é uma aula remota, imagina ensino híbrido e neste momento, as entidades precisam também tomar parte e se posicionarem”.
O Professor Williams Panfile, Presidente da Undime Bahia, “já existe um diálogo com o FNDE e o Ministério da Educação, para tratarmos do Censo Escolar, que é a base de cálculo dos recursos destinados a educação pública nos municípios”.
“Temos diversas situações na Bahia. Municípios que ainda estão tendo aula relativas a 2020. Outros que vão começar as aulas em março e alguns até que só tem retorno previsto lá para abril”, reflete o Professor Panfile, sobre uma tomada de decisão vertical sobre o retorno ás aulas presenciais.
Nesta terça-feira (09), a Undime participa de uma agenda com o governo do estado, apresentando os indicativos desta reunião extraordinária, ratificando a necessidade de atentar para o princípio democrático, preconizado na CE – Constituição Federal, respeitando a horizontalidade.