Painel Formacional 4 da Jornada Virtual Undime traz as orientações do CEE/BA e Uncme

A Web TV Undime Bahia, transmite ao vivo todos os nove Paineis Formacionais da Jornada Virtual Undime e o tema geral da ação, “A Bahia mobilizada entre o CUIDAR e a garantia do DIREITO de APRENDER” começou a mobilizar a educação pública da Bahia nesta quarta-feira (20) e segue até esta sexta-feira (22).

Neste momento, das 10h10min às 12h00min o Painel Formacional 4, traz as ‘Orientações do CEE/BA e Uncme para regulamentação das atividades letivas para 2021’.

A Professora Gilvânia Nascimento (Uncme/BA), o Professor Roberto Gondim (CEE/BA) e Professor Danilo Melo (SEC/BA) são os convidados para discutir e ampliar a discussão sobre o tema com a mediação da professora Edna Alves Pereira da Silva, ex-DME de Malhada de Pedras, membro da Diretoria Undime/BA.

“Estamos juntando esforços numa agenda colaborativa para que possamos construir efetivamente uma educação solidária e nesse aspecto, estamos mantendo diálogos constantes com todos os segmentos de nossa educação”, salienta o Professor Danilo.

A Professora Alda, indica que “o fato de está longe fisicamente, não significa necessariamente não atender o que está posto na legislação e claro que estes desafios de manter o estímulo à distância, não estando ao lado, certamente aumenta a nossa responsabilidade e a Busca Ativa pode contribuir, pois o processo educativo não pode parar. Cautela para não aumentarmos o prejuízo”.

“As falas que me antecederam trouxeram embasamentos e neste momento estamos com o desafio de contribuir com as orientações do Conselho Estadual, sempre lembrando da importância que cada segmento tem nesse processo de normatização, pois fazer transição em tempo de pandemia, é infinitamente mais difícil, do que nos tempo de normalidade”, ratifica o professor Gondim.

Os convidados, ampliam as discussões e o entendimento da importância dos conselhos de educação, seus aspectos legais e seus papéis de estabelecer normas complementares, para manter o significado e adequação das regras gerais da educação no âmbito dos sistemas de ensino, em cada espaço federado, e de acordo com as peculiaridades e atendimento às demandas locais; a atuação dos conselhos durante a Pandemia/ Papel Regulador do Conselho Estadual de Educação e sua abrangência; medidas regulatórias no período pandêmico; auto avaliação como perspectiva importante no acompanhamento do processo educativo; requisitos administrativos e a necessidade de foco nos direitos de aprendizagem.

Para o Presidente da Undime Bahia que também é Conselheiro do CEE, “colocar a Uncme e o CEE na mesma mesa de discussão, é fundamental para que possamos fortalecer a nossa educação no estado da Bahia e a Undime Bahia se sente muito feliz por poder proporcionar esse momento”.

Deixe um comentário

Facebook
YouTube
Instagram