Undime faz reunião com a UPB para avaliar antecipação de férias

No final da manhã desta quinta-feira (03), a Undime Bahia, representada pelo Professor Panfile – Dirigente Municipal de Elísio Medrado no Vale do Jiquiriçá e Renê Silva – Coordenador do Programa de (Re)Elaboração dos Referenciais Curriculares e o Prefeito de Santana – Marcão Cardoso, representando a UPB – União dos Prefeitos da Bahia para avaliarem a antecipação de férias coletivas pelas redes de educação no estado.

Renê Silva, apresentou números relativos ao levantamento feito pela Undime Bahia, indicando que alguns municípios baianos já anteciparam férias coletivas para suas redes de ensino.

“Maioria dos nosso municípios baianos estão sinalizando que vão manter as férias em janeiro, uma vez que agora em dezembro finalização o exercício financeiro, os contratos são finalizados e em janeiro é preciso iniciar um novo processo, e isso requer tempo”, ressalta Renê.

Para o prefeito Marcão, por se tratar de um ano eleitoral e em alguns casos, não ouve a reeleição nem a sucessão, esse alinhamento pode ficar comprometido, uma vez que não se sabe como serão fechadas as contas no final do ano.

“Estamos mantendo contatos constantes com os municípios, mas ainda não temos dados consolidados e esse diálogo com a Undime é fundamental para que possamos orientar os municípios quanto a esta questão”, destaca.

O Professor Panfile, indica que estado e município são autônomos, porém as ações de uma rede, interferem na outra, principalmente em municípios menores, que compõem mais de 80% do estado da Bahia.

“Enfrentamos vários desafios, que vão desde o financiamento, pois existem redes que não conseguiram preencher seus dados no Censo Escolar e o fechamento do ano letivo, que dependem das atividades realizadas remotamente em suas redes”, enfatiza.

Logo mais às 19:00 horas uma reunião com representantes da Undime Bahia e Nacional vai ampliar estas discussões, inclusive com os números do levantamento feito junto aos municípios baianos.

Deixe um comentário

Facebook
YouTube
Instagram