Undime Bahia presta homenagem aos 120 anos do educador Caetiteense Anísio Teixeira
Nascido em Caetité, em 12 de julho de 1900, depois seguindo para Rio de Janeiro, 11 de março de 1971) Anísio Spínola Teixeira, é um dos grandes nomes baianos da Educação Pública no mundo.
Ele foi um jurista, intelectual e educador por essência e neste 12 de julho, a Undime Bahia, que tem como Presidente o DME – Dirigente Municipal de Educação de Vera Cruz, Raimundo Pereira, destaca a importância do educador, que tem seus princípios tão presentes nos dias atuais.
“Passados 120 anos e ainda percebemos o quanto Anísio Teixeira foi visionário e suas concepções seguem vivas atualmente neste momento tão desafiador que estamos enfrentando de desvalorização da educação pública”, destaca o Professor Raimundo.
Personagem central na história da educação no Brasil, nas décadas de 1920 e 1930, difundiu os pressupostos do movimento da Escola Nova, que tinha como princípio a ênfase no desenvolvimento do intelecto e na capacidade de julgamento, em preferência à memorização.
Anísio reformou o sistema educacional da Bahia e do Rio de Janeiro, exercendo vários cargos executivos e foi um dos mais destacados signatários do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, em defesa do ensino público, gratuito, laico e obrigatório, divulgado em 1932.
No seu currículo, podemos citar que ele fundou a Universidade do Distrito Federal, em 1935, depois transformada em Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil e na ideia de uma educação integral e uma educação para todos, expressa por ele, segue sendo um grande desafio até os dias atuais.
“Esta foi a concepção de educação que permeou os escritos e a obra de Anísio Teixeira, que muitos Anisianos consideram a mais importante das contribuições do educador baiano até hoje”, acrescenta o Professor Raimundo.