TCE apresenta o Educação é da Nossa Conta para Fundação Anísio Teixeira

Dando continuidade às atividades de planejamento do III Seminário do “Educação é da Nossa Conta”, quando será prestada homenagem aos 120 anos de nascimento do ilustre baiano Anísio Teixeira, a equipe do gabinete da conselheira Carolina Costa, que coordena o projeto, reuniu-se, na manhã desta terça-feira (21.01), com o presidente da Fundação Anísio Teixeira, professor Juliano Matos, para apresentar o Projeto Educação é da Nossa Conta e formalizar convite para o apoio institucional da FAT, sinalizando, inclusive, a possibilidade de estabelecimento de acordo de cooperação técnica entre as instituições.

Na oportunidade, o professor Juliano Matos afirmou que a instituição tem interesse em apoiar na realização do evento, bem como formalizar acordo de cooperação. Além disso, ressaltou que a Fundação tem um time de conselheiros com disposição para tratar da temática da educação pública e da obra de Anísio Teixeira. Juliano Matos sugeriu que fossem realizadas entrevistas com os membros do Conselho da Fundação, tendo em vista a diversidade da obra de Anísio e os diversos pontos de vista (humano, técnico e científico) dos colaboradores, de modo a enriquecer o debate no ano em que Anísio Teixeira completa 120 anos.

O Gabinete em conjunto com a Escola de Contas Conselheiro José Borba Pedreira Lapa (ECPL) encaminhará para o representante da FAT as informações sobre o Índice de Performance da Educação nos Municípios – IPEM, desenvolvido pelo TCM/BA no âmbito do projeto educação é da Nossa Conta, como ferramenta de gestão que reúne dados sobre os 417 municípios em oito indicadores que abrangem três dimensões: o desempenho da gestão da educação, o desempenho dos estudantes e o cumprimento das obrigações legais. Também serão encaminhadas informações sobre as Jornadas Técnicas realizadas pela ECPL.

A terceira edição do Seminário Nacional Educação é da Nossa Conta” será realizado no auditório da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (Alba) e contará com três mesas de debates, sendo a primeira voltada para o “Financiamento da Educação e o Novo Pacto Federativo”, a segunda “A ausência do Sistema Nacional e Estadual de Educação e os impactos na articulação entre os sistemas de ensino” e a terceira dedicada ao conteúdo Regime de Colaboração e o Sistema Nacional de Educação.

Participaram da reunião a conselheira Carolina Costa; o presidente da Fundação Anísio Teixeira, professor Juliano Matos; a chefe de gabinete, Maria Aparecida de Menezes; e a diretora adjunta da ECPL, Denilze Alencar Sacramento.

Fonte: TCE

Deixe um comentário

Facebook
YouTube
Instagram