Três dias intensos de atividades discutindo a política púbica para a educação municipal

A Undime realizou entre os dias 23 e 25 de março de 2022 o seu Fórum Extraordinário da Seccional Bahia e contou com a participação de Dirigentes Municipais de Educação dos 27 Territórios de Identidade do estado, juntamente Equipes Técnicas das Secretarias Municipais de Educação compartilhando da temática da gestão educacional para a recomposição de aprendizagens no retorno às aulas presenciais.

Primeiro Dia:

Apresentação Cultural | A Cia de Dança da Ilha de Itaparica, realizou uma linda e encantadora a apresentação partindo do tema Contos e Encantos da Bahia.

A Mesa de Abertura já dava um indicativo da grandiosidade dos debates propostos no encontro presencial que aconteceu no Hotel Fiesta em Salvador, com a participação de Rui Oliveira – Coordenador da APLB na Bahia, Adalto Lima – Vice-Coordenador da Uncme Bahia, Luiz Valter – Integrante do FEEBA, Roberto Sidney – Diretor da FACED/UFBA, Luciano Simões – Deputado Estadual, Fabíola Mansur – deputada Estadual e Presidente da Comissão de Educação na ALBA, Rainer Guimarães – Superintendente de Gestão de Informação Educacional da SEC, Juliahana Monteiro – Representando a UPB e Patrícia Lueders – Presidente da Undime Santa Catarina e da Região Sul.

O Fórum foi organizado em Nove Mesas de Diálogo

A Mesa de Diálogo 1 do Fórum Extraordinário, oportunizou a ampliação das discussões sobre os desafios da gestão educacional para a recomposição da aprendizagem neste momento de volta às aulas presenciais nas redes municipais com a Professora Patrícia Luedrs, Presidente da Undime Santa Catarina, que apresentou pontos distintos que são desafiadores que que não são os mesmos, uma vez que em cada território, região, estes pontos de divergências são amplos, complexos e necessitam de olhares específicos.

Na Mesa de Diálogo 2, a apresentação dos caminhos para o fortalecimento do fazer pedagógico nos municípios baianos com as contribuições do Professor Renê Silva, Coordenador do Rede de Práticas Undime e do programa de (Re)Elaboração dos PPP’s e da Professora Cybele Amado, Diretora do IAT – Instituto Anísio Teixeira – SEC na condução da professora Neurelene Martins Ribeiro, DME de Camaçari e Diretora Undime no Território Metropolitano.

No final do primeiro dia de atividade, mais uma ação protagonizada pela Undime Bahia, foi formalizada por meio da professora Joilma Brandão de Jesus Silva, DME de Aiquara, na assinatura do termo de compromisso entre a Undime e o municípios baianos, formalizando o Programa de Formação dos PPP’s nas Escolas dos Municípios baianos.

O Secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues e o Diretor de NTE 09, Williams Panfile Brandão ex-Presidente da Undime Bahia, estiveram presentes no final das atividades do primeiro dia do evento e destacaram a importância da temática proposta para o Fórum e parabenizaram a Undime por conduzir tão bem o debate da educação pública municipal nos 27 território de identidade do estado.

Segundo Dia

O seguindo dia do Fórum debateu na Mesa de Diálogo 3, o Fundeb e o cumprimento do Piso do Magistério Público com a participação dos convidados Paulo Lira – Consultor, Noildo Gomes – Diretor da APLB Sindicato e Márcia Bittencourt – Assessora Jurídica da UPB (União dos Prefeitos da Bahia) e mediação de do presidente e do vice da Undime Bahia, Raimundo Pereira (Raimundinho da Bahia), DME de Itaparica e Anderson Passos, DME de Aratuípe.

Logo em seguida, a Professora Thereza Pena Firme, participou da Mesa de Diálogo 4 e discorreu sobre a avaliação da aprendizagem e os desafios no retorno presencial e mais uma vez, a professora foi recepcionada com muito carinho pelo Dirigentes Municipais de Educação e Técnicos das Secretarias Municipais de Educação que participam do evento.

A Mesa de Diálogos 5 apresentou as Experiências exitosas na Educação Integral, o Tempo Integral e o Cuidado com a aprendizagem durante ao ano letivo com a participação dos convidados, Alex Carvalho, DME de Mata de São João e Mychely Teles, DME Licínio de Almeida no Território Sudoeste na condução do DME de Gandú, Wendel Leite, que ratificou a importância destes momento para o fortalecimento da educação pública ministrada nos municípios baianos.

A Mesa de Diálogo 6, teve a participação do Professor, Psicólogo e Músico, Valney José, com o Diálogos Musicados em Saúde Mental foi a última atividade segundo dia do Fórum Extraordinário da Undime Bahia e lembrou que a saúde mental é o bem-estar psicológico, não somente a ausência de transtornos mentais. Isso significa estar bem consigo mesmo e com os outros, aceitar as exigências da vida, saber lidar com as emoções, reconhecer seus limites e buscar ajuda quando necessário.

Terceiro Dia

O último dia do Fórum Extraordinário da Undime Bahia, contou com a presença do Presidente da Câmara de Vereadores de Salvador. Geraldo Júnior (MDB), que ao fazer uso da fala enalteceu a ousadia da Undime Bahia e propor um evento de tamanha magnitude para a educação pública municipal no estado.

Logo em seguida, na Mesa de Diálogo 7, apresentando os Programas do Ministério da Educação com a participação de Ana Carina Santos Calazans Vilasboas – Diretora de Articulação e Apoio às Redes de Educação Básica – DARE/SEB e Denise Regina Maria Dias – Coordenadora Geral do Ensino Fundamental da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação e a mediação da DME de Castro Alves no Território Recôncavo, Fernanda Carvalho, onde os participantes puderam fazer uma reflexão sobre os dados locais, regional e nacional (Bahia. Nordeste e Brasil).

A recomposição das aprendizagens e as estratégias educacionais para enfrentar os desafios da pandemia foi a temática abordada na Mesa de Diálogo 08 discorrida pela professora Carina Campos, representando o Instituto Natura, com condução e direcionamento da Professora Dulcilene Kestering – DME de Sobradinho, onde os participantes tiveram a possibilidade de entender um pouco mais sobre  a estratégias educacionais para enfrentar os desafios da pandemia, que reúne 33 experiências adotadas por redes no Brasil e no mundo e endereçam três desafios agravados pela pandemia.

Já entrava pela tarde, quando a última Mesa de Diálogo 09 começou. Em destaque, a Plataforma Conviva e Busca Ativa Escolar teve a explanação de Vilmar Kleman – Assessor de Projetos da Undime Nacional e a condução de Adoniram Oliveira – DME de Xique-Xique no Território Irecê, finalizando mais uma ação da Undime Bahia, extraordinária sobretudo, pela proposição das temáticas abordadas.

Deixe um comentário

Facebook
YouTube
Instagram