Anguera sedia Encontro Territorial de DMEs e Técnicos das Secretarias do Portal do Sertão

Os Dirigentes Municipais de Educação do Território Portal do Sertão firmaram compromisso de parceria e união na troca de experiências e busca de conhecimentos técnicos relacionados à gestão e ao desenvolvimento do ensino, durante encontro sediado em Anguera, na última terça-feira, 14 de dezembro.

Anfitrião, o Secretário de Educação de Anguera, Iury Mendes, destacou a importância da unidade para a discussão de temáticas que marcam o dia-dia dos dirigentes de educação. “Seremos mais fortes com a troca de informações, a busca de apoio técnico, a interação e partilha de experiências exitosas que cada um tem em seus municípios”, considerou Iury Mendes.

Presente ao evento, o Presidente Estadual da UNDIME/Bahia, Raimundo Pereira, que é Vice-Prefeito e Secretário Municipal de Educação do município de Itaparica, destacou o protagonismo da UNDIME no assessoramento aos municípios. “A UNDIME tem se fortalecido e prestado apoio técnico aos dirigentes municipais. A consolidação da TV UNDIME/Bahia tem facilitado essa ação’, avaliou o Presidente Estadual. Ele destacou ainda a importância dos municípios efetuarem o pagamento da anuidade como forma da entidade manter e aprimorar suas ações, destacando Anguera como um dos exemplos.

Presente ao encontro, a Secretária Executiva da UNDIME/Bahia, Sônia Suely, foi bastante aplaudida, devido sua forma peculiar de manter contato com os municípios, prestando informações e efetuando os encaminhamentos de rotina da entidade com os dirigentes municipais.

Durante o encontro, o professor Adauto de Araújo, avaliador educacional, falou sobre o financiamento da educação, esclarecendo pontos do novo Fundeb. Em sua apresentação, entre outros aspectos, destacou o recente Parecer Nº 01843-21, do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia, manifestando sobre os índices do FUNDEB.

O Secretário de Educação de Santo Estevão, Jailson de Assis, fez um relato de experiência sobre a volta às aulas 100% presenciais nos municípios. Ele destacou que o retorno 100% presencial, durante o 2º semestre do ano letivo de 2021, acompanhando a Rede Estadual, se deu como forma de buscar recuperar a defasagem de aprendizagem desde já. “Avaliamos que seria ruim aguardamos 2022 para iniciar o processo de recuperar as aprendizagens prejudicadas, evidente que cada município tem suas especificidades”, destacou.

O município de Anguera apresentou a experiência exitosa da implantação de um Setor Técnico de Projetos na Secretaria de Educação, voltado ao assessoramento das Unidades Executoras de Caixa Escolar, ao monitoramento do Plano Municipal de Educação, acompanhamento do Plano de Ações Articuladas (PAR) e todos os demais projetos relacionados ao FNDE.

A apresentação teve abertura introduzida pelo Secretário Iury Mendes e explanação desenvolvida pelas técnicas que atuam no setor, Euda Caroline Veloso e Reijane Lima.

Presente ao encontro, o Professor Márcio Vasconcelos, Vereador e Presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal, relembrou momentos históricos do movimento “Ressignificar UNDIME”, que nasceu no ano de 2011, durante o Encontro Estadual da UNDIME/Bahia, tendo como um dos líderes o Professor Renê Silva.

“Naquela época, eu estava Secretário de Educação aqui de Anguera. Participei de uma articulação entre colegas de diversas regiões do Estado, objetivando mostrar a importância da UNDIME/Bahia ser mais interiorana, prezar por apoio técnico aos municípios e está presente nas dúvidas e necessidades”, contou.

O Prefeito Mauro Vieira esteve presente no encontro, destacando a satisfação de receber em Anguera dirigentes de educação e técnicos dos municípios do Portal do Sertão e a direção estadual da UNDIME. “É gratificante para Anguera proporcionar espaço para essa união dos secretários municipais de educação. Eu tenho vivenciado isso com meus colegas prefeitos, tenho contribuído com a união dos prefeitos da região, e sei o grau de importância que um encontro desse representa”, comentou.

Após o encerramento, o Prefeito Mauro Vieira participou de um almoço com todos os secretários e técnicos presentes. Dos 17 municípios que integram o Portal do Sertão, estiveram presentes 13 no encontro em Anguera.

Fonte: Ascom Anguera

Deixe um comentário

Facebook
YouTube
Instagram