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Bahia

Os desafios de propor um planejamento capaz de atender as necessidades no pós pandemia

Com o tema, gestão e organização do planejamento pedagógico no contexto (Pós?) Pandemia, de volta a sala de aula, o que fazer para dar conta destes desafios, foi a temática abordada no Painel Formacional 1 da 3ª Jornada virtual Undime Bahia, com o direcionamento dos professores, Luiz Miguel (Presidente Nacional da Undime) e Manoel Humberto (Presidente Nacional da Uncme), sob a Coordenação do Professor Raimundo Pereira (Presidente da Undime/BA).

“Os planos decenais de educação são fundamentais para que possamos efetivamente proporcionar melhorias necessárias á educação pública e notadamente no final da década destas documentos que são leis e exercem em cada esfera, federa, estaduais e municipais, precisam ser acessíveis a todos e todas de forma que as vinte metas possam sair do papel”, destaca o Professor Luiz Miguel.

Ele ainda acrescentou que “é necessário reforçar neste momento a necessidade de reforçar a vacinação de nossas crianças e este retorno presencial em 2022 já está comprometido, por conta do crescimento de uma possível quarta inda da pandemia e por isso, estes momentos d diálogos coletivos são essenciais, pois estamos falando de planejamento, fator basilar no processo ensino e aprendizagem, que se materializa no fazer diagnósticos”.

Para o Professor Manoel Humberto, “neste momento em que estamos programando nossos retornos presenciais, no final da noite, o quadro de infectados, sempre crescente, nos angustia, mas vamos vencer esta batalha e tudo que possa comprometer o direito a vida, não foge da nossa agenda e os desafios vão para além, quando nos reportamos às condições e ao papel dos Conselhos de Educação, enquanto órgãos normativos e deliberativos dos sistemas de educação”.

“Não podemos deixar de entender também, que este é um momento de recuperação para todos que fazem educação no Brasil, e por isso, estes dois anos do alunos fora do ambiente físico escolar, se compromete ainda mais pela não garantia daquilo que está posto nos planos decenais de educação e esta pandemia, já deixa prejuízos e consequências sem precedentes para a educação brasileira, daí a necessidade de posicionamentos de órgãos como o Ministério da Saúde, dentre outros”, acrescenta Manoel Humberto.

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