Saeb recebe indicação de escolas indígenas até essa sexta-feira, dia 20
As secretarias estaduais ou municipais de Educação têm até as 23h59 desta sexta-feira, 20 de agosto, para informar as escolas indígenas que não participarão da aplicação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2021, em virtude das particularidades dos projetos político-pedagógicos dos estabelecimentos. O formulário eletrônico está disponível para preenchimento.
A funcionalidade é uma novidade do Sistema Saeb. Nas últimas edições, a indicação dessas escolas ocorreu por meio de envio do formulário via e-mail ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A nova forma de realizar esse procedimento, por meio do sistema, está prevista na Portaria n.º 250/2021, publicada em 6 de julho, que estabelece as diretrizes para a realização do Saeb 2021.
O Inep elaborou um guia de acesso ao formulário, com orientações sobre o preenchimento. O documento está disponível no portal do Instituto. O Saeb 2021 será aplicado de 8 de novembro a 10 de dezembro, em todas as unidades da Federação.
Saeb – Realizado desde 1990 pelo Inep, o Sistema de Avaliação da Educação Básica é uma avaliação em larga escala que oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais. O Saeb permite que os diversos níveis governamentais avaliem a qualidade da educação praticada no País, a partir de evidências.
Por meio de testes e questionários, a avaliação reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelo conjunto de estudantes. Esses níveis são descritos em escalas de proficiência para cada uma das áreas e etapas avaliadas. Os resultados de aprendizagem apurados no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, aferidas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Confira o guia de acesso ao formulário
Confira a Portaria do Saeb 2021
Acesse o Sistema Saeb
Fonte: Inep (com adaptações)