Itambé no Médio Sudoeste intensifica as ações pelo Busca Ativa Escolar
Garantir que toda criança e adolescente esteja na escola e aprendendo. Esse é o esforço da Secretaria Municipal de Educação. Com o objetivo de fazer cumprir esse ideal, em 2021, a pasta aderiu ao Programa Busca Ativa Escolar, uma metodologia social e uma ferramenta tecnológica disponibilizadas gratuitamente pelo Unicef que tem a intenção de apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão.
Na última terça-feira (27), intensificando os trabalhos em nome do Busca Ativa Escolar, a equipe da Secretaria Municipal de Educação realizou visitas aos lares das famílias dos bairros Bela Vista e Durvalina Andrade, a fim de identificar crianças e adolescentes que não estejam matriculados nas redes de ensino ou em risco de abandono escolar.
A secretária municipal de Educação, Mailza Soares explica que, após essa identificação inicial, técnicos da Secretaria de Educação ou de instituições parceiras do Busca Ativa Escolar voltam a visitar essas famílias com a finalidade de fazer uma análise minuciosa a respeito das causas que estão contribuindo para a evasão desses alunos. “E os motivos podem ser dos mais variados, desde um problema de saúde até o ciclo de violência familiar”, ressalta, enfatizando que depois desse acompanhamento, os estudantes são matriculados e os casos encaminhados para tomada de providências no serviço público.
Dessa forma, a secretária defende a importância do trabalho em rede para que as demandas das crianças e dos adolescentes sejam assistidas na busca pela garantia do direito a aprendizagem. “A integração das diversas políticas públicas é fundamental para a solução de problemas sociais que promovem a exclusão escolar”.
Fonte: Ascom Municipal