PNEERQ é tema de oficina durante Encontro Territorial da Undime Bahia em Castro Alves
A equidade na educação, as relações étnico-raciais e a educação escolar quilombola estiveram em destaque durante a Oficina 4 – PNEERQ: Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola, realizada no Encontro Territorial da Undime Bahia, em Castro Alves, no Recôncavo Baiano.
A atividade foi conduzida por Vitalina Silva e reuniu profissionais da educação para discutir os desafios e as possibilidades de implementação da política nas redes municipais de ensino.
Durante a oficina, foram abordadas questões relacionadas à construção de uma educação que reconheça e valorize a diversidade étnico-racial e cultural presente nos territórios. A proposta também envolve o fortalecimento de práticas pedagógicas que contribuam para o enfrentamento das desigualdades e para a garantia do direito à educação.
Educação para as relações étnico-raciais
A formação destacou a importância de inserir a Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER) de forma efetiva no cotidiano das escolas, fortalecendo práticas pedagógicas que valorizem diferentes histórias, culturas e identidades.
Nesse processo, a formação continuada dos profissionais da educação e o planejamento das redes municipais são apontados como elementos importantes para a implementação das ações.
A discussão também chama atenção para a necessidade de que os currículos e as práticas escolares considerem a diversidade existente nas comunidades atendidas pelas redes municipais.
Fortalecimento da educação quilombola
Outro eixo da oficina foi a Educação Escolar Quilombola, considerando as especificidades das comunidades quilombolas e a necessidade de políticas educacionais que dialoguem com suas realidades, culturas, saberes e territórios.
A abordagem busca fortalecer uma educação que respeite as particularidades dessas comunidades e promova maior participação dos diferentes sujeitos envolvidos no processo educativo.
Equidade como compromisso das redes municipais
Conduzida por Vitalina Silva, a Oficina 4 proporcionou um espaço de reflexão sobre o papel das redes municipais na construção de políticas educacionais voltadas à equidade, inclusão e valorização da diversidade.
A atividade integrou a programação do Encontro Territorial da Undime Bahia, que reúne gestores e profissionais da educação para momentos de formação, diálogo e troca de experiências.
A discussão sobre a PNEERQ reforça a importância de políticas educacionais que enfrentem desigualdades, valorizem as relações étnico-raciais e fortaleçam a educação escolar quilombola, contribuindo para a garantia do direito de aprender de todos os estudantes.
