Recomposição das aprendizagens é destaque em oficina do Encontro Territorial da Undime Bahia em Seabra
A recomposição das aprendizagens foi um dos temas debatidos durante o Encontro Territorial da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime Bahia), realizado nesta quinta-feira (27), em Seabra, na Chapada Diamantina. A atividade reuniu dirigentes municipais de educação e equipes técnicas dos territórios de identidade da Chapada Diamantina, Piemonte do Paraguaçu e Bacia do Jacuípe.
Durante a oficina, conduzida por Cristiano Santos Souza, articulador da gestão da aprendizagem pela Fundação Getulio Vargas (FGV), e Aline Rocha, ponto focal no território da Chapada, foram discutidos os desafios relacionados à aprendizagem e a necessidade de estratégias permanentes para garantir o avanço dos estudantes.
Segundo Cristiano, embora os impactos provocados pela pandemia tenham sido abordados, a recomposição não deve ser compreendida apenas como uma resposta ao período pandêmico. O processo precisa fazer parte da rotina das escolas, considerando também fatores socioeconômicos que interferem diretamente no ensino e na aprendizagem.
Aline Rocha destacou que a recomposição está diretamente relacionada ao direito à educação e à necessidade de evitar que estudantes sejam deixados para trás dentro das redes de ensino. Para ela, uma educação inclusiva precisa olhar para as diferentes realidades dos alunos e criar condições para que todos possam avançar em sua trajetória escolar.
Outro ponto abordado foi a importância de integrar as dimensões social e pedagógica das políticas educacionais. A oficina tratou da identificação de descritores e habilidades que apresentam fragilidades, permitindo que as redes desenvolvam ações pedagógicas específicas para superar as dificuldades apresentadas pelos estudantes.
Os participantes também conheceram resultados recentes que apontam avanços nas redes da Chapada Diamantina. Entre os destaques apresentados, estão escolas rurais que registraram avanços expressivos em um dos segmentos avaliados, evidenciando a importância do trabalho desenvolvido pelas equipes escolares e da continuidade das políticas educacionais.
Para os participantes, os resultados reforçam que mudanças na educação não acontecem de forma imediata. A continuidade das políticas públicas, o planejamento e o regime de colaboração entre União, Estado e municípios foram apontados como fundamentais para garantir avanços duradouros.
O Encontro Territorial da Undime Bahia segue, assim, fortalecendo espaços de formação, diálogo e troca de experiências entre gestores e profissionais da educação, com foco na construção de políticas públicas capazes de assegurar o direito de aprendizagem de todos os estudantes.
