Laje apresenta projeto de horta escolar reconhecido pelo MEC durante o FormaCampo
O município de Laje, no Território de Identidade Vale do Jiquiriçá, apresentou uma experiência de sucesso em educação integral durante o II Encontro Internacional e XI Encontro Baiano de Educação do Campo do Programa FormaCampo, realizado na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), em Vitória da Conquista.
A experiência foi compartilhada pela coordenadora-geral da Educação do Campo do município, Eline Morais, que destacou os avanços conquistados a partir da participação de Laje no Programa FormaCampo desde 2021.
Segundo a coordenadora, a experiência apresentada é resultado das formações desenvolvidas pelo Grupo de Trabalho 3 (GT3), voltado à educação integral em tempo integral. A partir dos estudos e das formações promovidas pelo programa, o município desenvolveu projetos pedagógicos que fortaleceram a política de educação integral na rede municipal.
Um dos principais resultados desse trabalho foi o reconhecimento do projeto Horta Escolar, incluído no Mapa de Experiências Inspiradoras do Ministério da Educação (MEC), iniciativa que reúne práticas exitosas desenvolvidas por redes de ensino em todo o país.
“A partir das formações nós fomos desenvolvendo vários projetos e outras formações. Como resultado, tivemos o nosso município reconhecido no Mapa de Experiências Inspiradoras do MEC com o projeto Horta Escolar”, destacou Eline.
Durante entrevista à Web TV Undime Bahia, a coordenadora ressaltou que um dos desafios ainda enfrentados pelas redes de ensino é compreender que a educação integral vai além da ampliação da carga horária dos estudantes.
Ela explicou que o foco da política deve estar na qualidade das experiências oferecidas aos alunos durante o tempo de permanência na escola, por meio de oficinas, projetos e ações voltadas ao desenvolvimento integral.
“Hoje os nossos professores já têm consciência de que não se trata apenas do tempo, mas da qualidade ofertada nesse período em que o estudante permanece na escola”, afirmou.
Outro ponto destacado foi o investimento realizado pelo município na melhoria da infraestrutura das unidades escolares para atender às demandas da educação integral. De acordo com Eline, as escolas vêm sendo ampliadas e qualificadas para garantir melhores condições de aprendizagem aos estudantes do campo.
Embora reconheça que ainda existem desafios para consolidar a organização da educação em tempo integral, especialmente na oferta em turno e contraturno, a coordenadora afirmou que o município segue avançando na implementação da política pública.
Ao final da entrevista, Eline reforçou o compromisso da equipe com a valorização da Educação do Campo e com a permanência dos estudantes em seus territórios.
“Somos resistência. Estamos sempre avançando para fortalecer nossos alunos do campo na sua identidade e no seu território.”
O II Encontro Internacional e XI Encontro Baiano de Educação do Campo do Programa FormaCampo reúne educadores, gestores e pesquisadores de diferentes municípios baianos para compartilhar experiências, fortalecer a formação continuada e ampliar as políticas públicas voltadas à Educação do Campo.
