Segundo dia do Seminário Nacional debate autoavaliação e experiências territoriais na Educação Infantil
O segundo dia do Seminário Nacional “Fortalecendo a Qualidade da Educação Infantil: oportunidades cotidianas”, realizado nesta sexta-feira (29), em Salvador, reuniu especialistas, gestores e educadores de diferentes regiões do país para aprofundar o debate sobre práticas pedagógicas, autoavaliação institucional e fortalecimento das políticas públicas voltadas à primeira infância.
Promovido com o objetivo de apresentar ações e experiências que assegurem o direito das crianças a uma Educação Infantil de qualidade, o evento destacou a importância dos brinquedos, das brincadeiras e das interações cotidianas como elementos fundamentais no processo de aprendizagem e desenvolvimento infantil.
Durante a programação da manhã, especialistas discutiram a revisão e atualização dos instrumentos de autoavaliação da qualidade na Educação Infantil, abordando os aprendizados acumulados ao longo dos anos, a incorporação da equidade e das diversidades e as perspectivas de uso e monitoramento no atual ciclo das políticas públicas do Ministério da Educação.
O painel contou com a participação de especialistas e pesquisadores da área educacional, entre eles representantes do UNICEF, professores universitários e técnicos do Ministério da Educação, com mediação de Índia Clara Nascimento, gerente de projetos da DPDI/SEB/MEC.
Já no período da tarde, o destaque foi o painel “A autoavaliação institucional participativa no chão dos territórios”, que trouxe relatos de experiências exitosas de municípios brasileiros que participaram do processo de atualização dos instrumentos de autoavaliação.
Participaram do debate Cleusa Regina Silvano, diretora de Educação Infantil de Florianópolis; Leusa de Melo Secchi, coordenadora técnica de Educação Infantil da rede municipal de Campo Grande; e Paula Martins, representante da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. A mediação ficou por conta da professora Juliana Yade, especialista em Educação do Itaú Social.
Os debates com os participantes reforçaram a importância da construção coletiva de políticas públicas educacionais e da participação dos territórios na consolidação de práticas que valorizem a infância, a inclusão e a qualidade social da Educação Infantil.
O encerramento do seminário aconteceu no final da tarde, consolidando dois dias de intensas discussões, trocas de experiências e fortalecimento do compromisso com uma Educação Infantil mais democrática, participativa e humanizada em todo o país.
