2º Encontro Nacional de Avaliação da Aprendizagem debate recomposição e planejamento pedagógico
O 2º Encontro Nacional de Avaliação da Aprendizagem reuniu representantes do Ministério da Educação (MEC), especialistas, pesquisadores e gestores educacionais de diferentes estados brasileiros para debater estratégias voltadas ao fortalecimento da aprendizagem e à recomposição educacional nas escolas públicas e a Bahia está representada. Pela Undime Bahia estão Eronize Lima Articuladora da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (FENALFA) no Bahia e Gilson Duarte, Articulador da Rede Nacional do Programa Escola das Adolescências (RENAPEA). Graciene Guimarães, Articuladora RENALFA na Bahia, Gilbene Esquivel Articuladora da RENPEA e Mariana Pinto, Articuladora da Recomposição da Aprendizagem, todas pela Secretaria da Educação do Estado.
A programação acontece em Itaipava, no Rio de Janeiro, promovendo debates sobre avaliações contínuas, planejamento pedagógico, currículo, alfabetização e implementação de políticas públicas educacionais. O evento contou com a participação da RENALFA, RENAPEA e do GTI-Recomposição.
Entre os destaques estiveram os painéis sobre o uso estratégico das avaliações contínuas para o replanejamento didático, os desafios das plataformas de avaliação, além das discussões sobre o programa Escola das Adolescências e as diretrizes do Pacto Nacional pela Recomposição das Aprendizagens.
A abertura institucional contou com a presença de autoridades da educação nacional, representantes da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Fundação CAEd, Undime e secretarias estaduais e municipais de educação.
Programação do evento
O evento debateu o uso estratégico de avaliações formativas, o currículo e o planejamento pedagógico dentro do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) , Escolas das Adolescências e do Pacto Nacional pela Recomposição das Aprendizagens (PNRA).
O encontro iniciou com atividades de integração, informes e resgate do percurso formativo da rede, incluindo:
- Perguntas e respostas com a equipe;
- Comunicados sobre eventos e projetos educacionais;
- Discussões sobre especializações e experiências específicas.
Os trabalhos foram conduzidos por:
- Victor Augusto Both Eyng;
- Joana Santos Rocha;
- Lívia Prado Martins;
- João Lucas Miacci.
Abertura institucional
A programação oficial contou com acolhimento cultural e mesa institucional com representantes do MEC, CAEd, UFJF, Undime e secretarias de educação.
Participaram:
- Katia Schweickardt, Secretária de Educação Básica do MEC;
- Telmo Mota Ronzani, vice-reitor da UFJF;
- Lina Kátia Mesquita de Oliveira, diretora executiva da Fundação CAEd;
- Maria Gilvânia dos Santos, secretária de Educação de Sergipe;
- Sandra Helena de Lima, vice-presidente da Undime Norte;
- Michelly Francini, diretora de avaliação da SME de São Paulo;
- Tereza Santos Farias, diretora de políticas da educação integral básica do MEC.
Painéis e oficinas
A programação incluiu diversos painéis e oficinas com temas como:
- Identificação racial no Ensino Fundamental;
- Lançamento do Guia Racial;
- Relação entre currículo e avaliações contínuas da aprendizagem;
- Plataformas de avaliações contínuas e desafios futuros;
- Implementação do processo de avaliação contínua;
- Recursos tecnológicos da plataforma educacional;
- Atuação sistêmica e colaborativa no Ensino Fundamental.
Pesquisadores, coordenadores pedagógicos e especialistas do CAEd, MEC e redes municipais compartilharam experiências e práticas exitosas voltadas à melhoria da aprendizagem dos estudantes.
Encerramento
O encontro foi encerrado com debates sobre atuação colaborativa entre os sistemas educacionais e encaminhamentos para fortalecimento das políticas públicas de recomposição da aprendizagem em todo o país.


















