Formação fortalece gestão de escolas indígenas no Euclides da Cunha
Com foco no fortalecimento da gestão educacional indígena, o Centro Colaborador de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais (CECAMPE/NE), em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e a Secretaria Municipal de Educação de Euclides da Cunha (BA), realiza no próximo dia 23 de abril de 2026 a primeira atividade de formação do ano voltada às escolas indígenas.
Intitulado “PDDE e ações integradas: regularizando pendências e fortalecendo a gestão”, o encontro acontecerá das 8h às 17h, na Câmara de Vereadores do município, localizada na Rua Otávio Mangabeira, no centro da cidade.
A iniciativa é direcionada a gestores escolares, representantes e técnicos de Unidades Executoras (UEx), Entidades Executoras (EEx), Entidades Mantenedoras (EM), além de conselheiros municipais de educação. Ao todo, serão ofertadas 50 vagas.
A formação pretende promover um espaço de diálogo, troca de experiências e capacitação técnica sobre o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), contribuindo para a regularização de pendências e o aprimoramento da gestão dos recursos educacionais.
Entre os municípios prioritários estão Euclides da Cunha, Monte Santo, Quijingue, Canudos, Cícero Dantas, Banzaê e Novo Triunfo, com destaque para diversas escolas indígenas dessas localidades.
O evento conta ainda com o apoio de instituições como UNDIME-BA, UNCME-BA e a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC/BA), reforçando a articulação entre diferentes esferas para o avanço das políticas públicas educacionais.
As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas online. De acordo com a organização, a recomendação é que os interessados garantam participação o quanto antes, devido ao número limitado de vagas.

