Em Salvador, Undime Bahia alinha metas e prepara agenda educacional para 2026
A União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) Seccional Bahia realiza, nos dias 26 e 27 de fevereiro, o Encontro de Planejamento da Diretoria Ampliada, no Hotel Fiesta Bahia, em Salvador. O evento reúne dirigentes municipais de educação dos 27 territórios de identidade do estado para definir as diretrizes estratégicas da instituição para 2026.
A programação inclui três pontos centrais: o planejamento das ações da seccional para o próximo ano; a deliberação sobre o Fórum Extraordinário previsto para abril; e o fortalecimento dos encontros nos territórios de identidade, com o objetivo de ampliar o diálogo regional e consolidar a atuação da Undime junto às redes municipais de ensino.
De acordo com o presidente da Undime Bahia, Anderson Passos, que também é DME (Dirigente Municipal de Educação) de Aratuípe, no Baixo Sul, o momento é estratégico para alinhar metas e fortalecer o regime de colaboração entre os municípios.
“Este é um espaço fundamental para avaliarmos os desafios enfrentados pelas redes municipais e planejarmos, de forma coletiva, as ações que irão nortear a Undime Bahia em 2026. Nosso compromisso é fortalecer a gestão educacional nos municípios, promovendo integração, formação continuada e articulação institucional”, destacou o presidente.
Segundo ele, a deliberação sobre o Fórum Extraordinário de abril também será decisiva para ampliar a participação dos dirigentes e aprofundar o debate sobre pautas prioritárias da educação pública municipal. “Queremos um fórum participativo, que reflita as demandas reais dos territórios e contribua para o aprimoramento das políticas educacionais no estado”, acrescentou.
Outro ponto enfatizado por Anderson Passos é o fortalecimento dos encontros nos territórios de identidade, estratégia que busca aproximar ainda mais a Undime das realidades locais. “A Bahia é diversa e cada território tem suas especificidades. Intensificar esses encontros é garantir que todas as vozes sejam ouvidas e que possamos construir soluções conjuntas”, afirmou.
O encontro em Salvador reforça o papel da Undime Bahia como articuladora das políticas educacionais municipais, promovendo cooperação técnica e institucional entre os gestores e consolidando uma agenda alinhada aos desafios e perspectivas da educação pública para o próximo ano.
