Último dia do VI Encontro do FEEBA, Rede de FME’s e VI Encontro Estadual da ANPAE que aconteceu em Salvador
O VI Encontro do FEEBA, da Rede de FME’s, e o VI Encontro Estadual da ANPAE, que aconteceram em Salvador de 04 a 06 de dezembro de 2025, proporcionaram um intenso espaço de debates, troca de ideias e visões sobre os desafios e as perspectivas da educação pública no estado da Bahia e no Brasil. O último dia foi marcado por reflexões sobre a diversidade educacional, a qualidade do ensino e o monitoramento das políticas públicas educacionais. Conversamos com alguns dos principais nomes do evento, que compartilharam suas perspectivas sobre o cenário atual da educação.
Zara Figueiredo – Secretária Nacional de Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (Secadi/MEC)
O que a Secretaria Nacional de Diversidade e Inclusão tem trabalhado para garantir uma educação mais inclusiva?
“Estamos promovendo políticas de inclusão que atendem diretamente às diversidades presentes nas escolas brasileiras. A Educação Especial é um ponto crucial, e queremos garantir que todas as crianças, independente de sua condição, tenham acesso a uma educação de qualidade. Trabalhamos também no fortalecimento da diversidade cultural e na valorização das diferenças, com foco em uma educação que respeite a pluralidade de nossos alunos.”
Celeste Vianna – Diretora de Acompanhamento e Avaliação da SEC Estadual
Como você vê os avanços nas políticas de monitoramento e avaliação das ações educacionais no Estado?
“O monitoramento e avaliação são fundamentais para verificar a eficácia das políticas implementadas. Na Bahia, temos avançado na coleta de dados e análises periódicas, para garantir que as ações realmente atinjam as escolas e os alunos, especialmente nas regiões mais distantes. O nosso foco é assegurar que os investimentos em educação tenham resultados concretos nas salas de aula.”
Salete de Fátima Noro Cordei – Secretária Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Professora da Faced UFBA, Membro do GEC
“Um dos maiores desafios é garantir formação contínua dos professores para que saibam utilizar as tecnologias de forma efetiva em sala de aula. Além disso, é necessário melhorar a infraestrutura escolar, principalmente nas escolas mais distantes. Mas a grande mudança é entender que tecnologia não é apenas ferramenta, mas um caminho pedagógico que deve ser incorporado no cotidiano escolar.”
Ma. Vitalina Silva – Coordenadora de Diversidade – FEEBA
Como o FEEBA está promovendo uma educação mais inclusiva para as diversas realidades do estado?
“O FEEBA tem sido um espaço de debate e articulação para garantir que as políticas de educação cheguem de forma equitativa às diversas regiões da Bahia. Trabalhamos muito para que as escolas do campo, as escolas indígenas e outras populações marginalizadas tenham acesso a uma educação de qualidade, com metodologias e recursos que respeitem suas diversidades culturais.”
Alda Munis Pepe – Professora e Assessora da UNCME Bahia
Quais os desafios e avanços no contexto da gestão municipal da educação na Bahia?
“Os municípios baianos enfrentam grandes desafios, como a falta de infraestrutura e a escassez de recursos financeiros. Contudo, estamos avançando com políticas mais articuladas entre os gestores municipais e movimentos sociais, além de fortalecer a formação continuada dos professores. O nosso objetivo é melhorar a qualidade do ensino e garantir que as metas do PME sejam atingidas com eficácia.”
Celi Taffarel – Professora Dra. UFBA e UESC, Membro do Fórum Estadual de Educação da Bahia e Fórum Estadual de Educação do Campo
“A educação do campo enfrenta desafios relacionados à mobilidade dos estudantes, à escassez de recursos pedagógicos e à falta de infraestrutura nas escolas. O Fórum tem trabalhado para fortalecer a formação dos professores, criando espaços de debate sobre as especificidades do campo e buscando integrar as políticas públicas de educação no campo com a realidade de nossos alunos.”
Maura da S. Miranda – Dirigente Municipal de Educação do Município de Valente no Território do Sisal
“No Território do Sisal, temos investido em fortalecer a infraestrutura das escolas, em capacitação constante dos professores e na promoção de acesso à tecnologia. Sabemos que as desigualdades regionais são grandes, mas nosso foco é reduzir as disparidades com ações focadas na qualidade de ensino e formação integral dos estudantes.”
Eliezer Vieira Lima – Coordenador do Estado e Membro do PME, Pesquisa sobre Monitoramento e Avaliação dos Planos Municipais
“O monitoramento dos PMEs tem mostrado que a implementação das metas varia bastante entre os municípios, com algumas cidades enfrentando dificuldades financeiras e outras com boa execução dos planos. A avaliação contínua permite que a gente ajuste as políticas públicas para que elas sejam mais eficazes, e, com isso, garantimos que os planos municipais realmente atendam às necessidades das escolas e dos alunos.”
Talamira Taita Rodrigues Brito – Vice-coordenadora do FEEBA
“O FEEBA tem sido um espaço de articulação política e fórum de debates, e nosso trabalho é levar as discussões sobre educação de qualidade para todo o estado. Estamos muito focados em melhorar as condições das escolas, especialmente nas regiões mais distantes, e garantir que as políticas educacionais atendam às necessidades de todas as populações, incluindo a educação indígena, a educação do campo, e a inclusão de estudantes com deficiência.”
João Danilo – Coordenador do FEEBA
“Este encontro foi um momento crucial para refletirmos sobre o cenário atual da educação na Bahia. Conseguimos fortalecer o diálogo entre gestores, pesquisadores e movimentos sociais, o que nos permite identificar novas estratégias para superar os desafios que ainda enfrentamos. Nos próximos encontros, queremos aprofundar as discussões sobre monitoramento das políticas e educação inclusiva, garantindo que nossa educação continue avançando de maneira equitativa e acessível para todos.”
