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Brasil

Undime participa do 1º Seminário do Compromisso Toda Matemática

A Undime participou, nesta terça-feira (2), do evento de lançamento do Guia de Governança e dos Materiais de Formação dos Anos Iniciais do Compromisso Nacional Toda Matemática. Na solenidade de abertura, a instituição foi representada pelo Dirigente Municipal de Educação de Capivari/SP, José Lucas de Moraes, que compõe, pela Undime, o comitê de governança do Programa Nacional de Fortalecimento da Educação Matemática – Toda Matemática.

O Seminário, promovido pelo Ministério da Educação (MEC), aconteceu no Rio de Janeiro e seguiu até quarta-feira, 3 de dezembro. No primeiro dia de evento, foi lançado o Guia de Governança — documento direcionado aos dirigentes municipais, distritais e estaduais de educação que apresenta em detalhes o eixo de governança da política —, os cursos de qualificação e os materiais de formação para os anos iniciais do ensino fundamental relacionados ao compromisso. O encontro foi transmitido ao vivo pelo canal do MEC no YouTube e os vídeos estão disponíveis na íntegra – dia 2/12 e dia 3/12.

Maria Virgínia Andrade Rocha, presidente da Undime Rio de Janeiro e Dirigente Municipal de Educação de Nova Iguaçu/RJ também participou do evento e representou a instituição na mesa que debateu “Regime de Colaboração e fortalecimento do Pacto Federativo para a garantia do direito de aprendizagem em matemática”. Virgínia também representa a Undime no comitê de governança do Toda Matemática.

(Foto: Alan Costa, SME-RJ)

Presente no seminário, a secretária de Educação Básica do MEC, Kátia Schweickardt, ressaltou que, além de garantir o direito de pensar o mundo a partir das palavras, também é preciso abranger o pensamento lógico e enxergar a matemática presente em tudo. Para ela, é crucial que todos os estudantes brasileiros tenham assegurado o seu direito a uma aprendizagem adequada e matemática, com atenção especial voltada às crianças e à educação infantil.

“Estamos conseguindo colocar no coração da educação básica brasileira a importância da aprendizagem matemática colada às estratégias de alfabetização; e usando essa força que é o regime de colaboração, o que pode ajudar os municípios brasileiros a entregarem o cumprimento do direito das nossas crianças. Estamos fazendo isso juntos. O Toda Matemática é a virada de chave que nossas crianças, adolescentes, jovens, professores e professoras do nosso Brasil mereciam, vamos entregar isso para o nosso país. A educação e o ensino fundamental são a chave dessa revolução que temos de fazer”, afirmou a secretária.

A programação do seminário contemplou mesas de debate sobre a importância da matemática para o desenvolvimento e a soberania do país; a qualidade da educação matemática; equidade; colaboração federativa; e o compartilhamento de boas práticas em matemática na educação infantil, anos iniciais e anos finais do ensino fundamental.

Olimpíada – Durante o evento foi anunciada a criação da Olimpíada de Professores da OBMEP Mirim, cuja primeira edição será realizada em 2026. Voltada a docentes dos anos iniciais do ensino fundamental, a iniciativa do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) nasce como desdobramento da OBMEP Mirim, criada em 2022 para estudantes do 2º ao 5º ano. A prova da Olimpíada dos Professores será aplicada juntamente com a segunda fase da OBMEP. Após a aplicação, as avaliações serão corrigidas pelo Impa. A primeira edição oferecerá 25 medalhas de ouro, 50 de prata, 100 de bronze e 500 menções honrosas. Todos os medalhistas receberão, além da medalha, a oportunidade de fazer um curso de formação online. No caso dos medalhistas de ouro, haverá ainda uma etapa presencial do curso no Rio de Janeiro.

Compromisso – O Compromisso Nacional Toda Matemática é uma política pública voltada ao fortalecimento da aprendizagem de matemática, que visa assegurar o direito ao ensino da matemática de qualidade para todos e promover a melhoria contínua do desempenho acadêmico e dos resultados de aprendizagem matemática dos alunos ao longo de toda a educação básica, por meio de apoio técnico e financeiro às redes de ensino e escolas em diversas estratégias. O compromisso pretende reduzir desigualdades regionais, impulsionando a aprendizagem e consolidando a matemática como ferramenta essencial para o desenvolvimento educacional dos estudantes e do país como um todo.

Fonte: Undime com informações do MEC

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