luckyjetparimatchpinuppin-upmostbet casinomostbetmosbet4a betpin-up1win sayti1win aposta1win aviatorparimatchlucky jet crashpin-upmostbet kzmosbet casino1win online1winmostbet casinopinup casino1win slotmostbet casino1win aviatorpin up casinomosbet indialucky jet casino1win kz1 winmostbet4r betmosbet casinomostbet casinomostbet kz4a betaviatorlucky jet online1 win azaviator1win gamesmostbet aviator loginlacky jetmostbet aviator login1winpin up kz1win casinopinuppin up india4rabet mirrorpin up bet1 win
Bahia

10º Encontro Territorial Baiano de Educação do Campo, proporciona reflexões, desafios e proposições para a Educação no Campo

O 10º Encontro Territorial Baiano de Educação do Campo teve início nesta quinta-feira, 04 de dezembro, no auditório Glauber Rocha, na UESC em Vitória da Conquista. O evento reúne educadores, gestores públicos, representantes de movimentos sociais e comunidades do campo, com o objetivo de promover o diálogo e a troca de experiências sobre os desafios e as conquistas da Educação do Campo na Bahia.

Abertura Oficial

A cerimônia de abertura começou às 8h50, reunindo autoridades e representantes de diversas instituições parceiras, como a Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), a União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), a União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME) e a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC/BA).

Entre as autoridades presentes, destacaram-se o representante dos Secretários Municipais de Educação, o representante dos Conselhos Municipais de Educação, coordenadores territoriais e municipais e líderes de movimentos estudantis e de educadores do campo. A mesa de abertura refletiu o compromisso das instituições e atores envolvidos com a qualidade e a valorização da educação nas áreas rurais da Bahia.

1ª Mesa Temática: Desafios para a Formação de Educadores do Campo

Às 9h30, teve início a primeira mesa temática do encontro, que abordou um dos principais desafios da educação no campo: a formação dos educadores e educadoras que atuam em contextos rurais e florestais. Com o tema “Desafios e proposições para a Formação do Educador e Educadora do Campo, das Águas e das Florestas”, o debate contou com a participação da Profa. Ma. Polyana Nascimento Reis (SEC/BA) e do Prof. Dr. Rafael Farias Ferreira (UFPB), e foi mediado pela Dra. Arlete Ramos dos Santos (UESB).

A mesa discutiu a necessidade de uma formação pedagógica que contemple as especificidades da vida no campo e nas áreas de águas e florestas, considerando as realidades culturais, ambientais e sociais dessas comunidades. Foram propostas ações que integrem as escolas do campo a processos educativos mais amplos, focados na valorização da identidade local e na sustentabilidade ambiental.

Mobilização Contra o Fechamento das Escolas do Campo

No período da manhã, um dos momentos mais intensos foi o “Momento de Mobilização Contra o Fechamento das Escolas do Campo”, que contou com a assinatura de um documento de repúdio ao fechamento de escolas rurais e à precarização da educação no interior do estado. A mobilização também incluiu a exibição de vídeos e o anúncio de próximas ações da Frente Ampla contra o fechamento das escolas.

A coordenação da mobilização foi realizada pelos professores Edjaldo Vieira dos Santos e Andreia Dias da Silva, que enfatizaram a importância da resistência coletiva para garantir o direito à educação para as populações do campo.

Rodas de Conversa: Reflexões sobre o Futuro da Educação do Campo

Às 14h, o evento seguiu com as Rodas de Conversa, em que se refletiu sobre o futuro da Educação do Campo e os próximos passos do Programa Formacampo/2026. Três grupos de trabalho (GTs) se reuniram para discutir temas cruciais para o desenvolvimento de políticas educacionais nas áreas rurais.

O GT 1 discutiu as Diretrizes Municipais de Educação do Campo e a Matriz Curricular da Educação do Campo, sob a coordenação dos professores Antoniclebio Cavalcante Eça (UESB), Vilma Áurea Rodrigues (UNEB) e Silvano da Conceição (UESC).

O GT 2 debateu o Projeto Político Pedagógico para as Escolas do Campo, coordenado pelos professores Antoniel dos Santos Peixoto (UESC), Edjaldo Vieira dos Santos (UESC) e Ana Elisa Antunes de Oliveira (Formacampo).

O GT 3 teve como foco a Educação Integral em Tempo Integral e a Educação do Campo, com a coordenação dos professores Higro Souza Silva (UESB) e Júlia Maria da Silva Oliveira (UESC), abordando a necessidade de uma educação mais abrangente e acessível para os estudantes do campo.

Momento Cultural: A Arte e a Inclusão na Educação

Às 16h30, o encontro foi marcado por um momento cultural com a Ciranda do Formacampo, que envolveu o lançamento de livros e a apresentação do aparelho de inclusão para surdos, no projeto Sentidos do Som. Este evento ressaltou a importância da inclusão e da arte como ferramentas educativas, buscando ampliar as formas de acesso ao conhecimento nas escolas do campo.

2ª Mesa Temática: Princípios da Educação do Campo nos Planos Municipais

O dia se encerrou com a 2ª Mesa Temática, com o tema “Princípios e concepções da Educação do Campo, das Águas e das Florestas nos novos Planos Municipais de Educação”. Com a participação de representantes do Conselho Municipal de Educação de Ilhéus, Prof. Me. Pascoal João dos Santos, e da Profa. Dra. Amone Inácia Alves (UFG), a mesa discutiu os princípios que devem nortear a elaboração dos Planos Municipais de Educação para garantir a inclusão das especificidades da educação rural e a integração dos diferentes saberes e culturas presentes no campo.

Deixe um comentário

Facebook
YouTube
Instagram