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Bahia

Confira o que vai rolar neste segundo e último dia do Seminário de Educação Especial e Inclusiva da Undime Bahia

Nesta terça-feira (18), acontece o segundo e último dia do Seminário de Educação Especial e Inclusiva, promovido pela Undime Bahia, o Hotel Fiesta, em Salvador, um cenário de debates ricos sobre a inclusão no sistema educacional. A programação do evento foi cuidadosamente organizada para oferecer momentos de reflexão, troca de experiências e, principalmente, para aprofundar as discussões sobre como implementar práticas inclusivas no cotidiano escolar.

Acolhimento e networking com expositores

Às 8h00, com o acolhimento dos participantes, que tem a oportunidade de visitar os stands dos expositores parceiros. Esse momento foi essencial para que os educadores e gestores presentes conhecessem novas ferramentas pedagógicas, recursos tecnológicos e materiais voltados para a educação inclusiva. A interação com os expositores também permite que os participantes estabelecessem novos contatos profissionais, trocando ideias sobre as melhores práticas para atender a diversidade no ambiente escolar.

Mesa 3: Políticas de educação especial e inclusiva

Às 8h30, a terceira mesa do seminário teve início com o tema “A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: Planos de Atendimento Educacional Especializado (PAEE), Plano Educacional Individualizado (PEI) e Atividades Adaptadas”. Este painel trouxe à tona discussões sobre as políticas públicas que orientam a inclusão de alunos com deficiência nas escolas regulares, com foco nas ferramentas fundamentais para esse processo, como o PAEE e o PEI.

Especialistas discutiram como esses planos são desenvolvidos e aplicados, visando proporcionar uma educação mais personalizada e adequada às necessidades dos estudantes. A mesa também abordou as atividades adaptadas, que permitem que cada aluno tenha acesso a uma educação de qualidade, respeitando suas particularidades.

Pausa para o café e interação

Às 10h00, os participantes fizeram uma pausa para o café, oportunidade para recarregar as energias e continuar as conversas informais com colegas e expositores. A troca de experiências e a convivência entre educadores de diferentes regiões do estado tornaram o intervalo ainda mais produtivo.

Mesa 4: Estratégias pedagógicas inclusivas e inovadoras

Às 10h30, a programação seguiu com a mesa 4, que tem como tema “Os arranjos colaborativos como possibilidade de discussão de estratégias pedagógicas inclusivas e inovadoras”. Este painel traz uma abordagem prática sobre como a colaboração entre diferentes profissionais da educação professores, pedagogos, psicopedagogos e outros pode favorecer a inclusão escolar.

Os participantes puderam conhecer casos reais de escolas que, por meio de arranjos colaborativos, conseguiram criar soluções inovadoras para garantir o acesso de todos os alunos ao currículo, independentemente de suas deficiências. Foram apresentadas estratégias pedagógicas que envolvem desde o uso de tecnologias assistivas até adaptações curriculares que favorecem a aprendizagem de alunos com necessidades especiais.

Almoço: Momento de reflexão e networking

O almoço, das 12h30 às 14h00, proporciona um momento de descontração e reflexão. Durante a pausa para o almoço, os participantes aproveitam para discutir as abordagens vistas nas mesas anteriores, trocar impressões sobre as práticas já implementadas em suas escolas e compartilhar desafios e sucessos na implementação de políticas de inclusão.

Mesa 5: Boas práticas que transformam exemplos de inclusão nos municípios baianos

Às 14h00, o seminário segue com a mesa 5, cujo tema foi “Boas práticas que transformam: Experiências inclusivas nos municípios baianos”. Esse painel traz exemplos inspiradores de municípios que implementaram com sucesso práticas de educação inclusiva. Representantes de várias território de identidade da Bahia compartilharam suas experiências, mostrando como é possível criar soluções locais para promover a inclusão de alunos com deficiência, através de parcerias com a comunidade e iniciativas criativas dentro do ambiente escolar.

Essas experiências destacaram a importância de um trabalho colaborativo e de um comprometimento contínuo das administrações municipais em oferecer uma educação de qualidade para todos. As boas práticas apresentadas serviram de modelo para os educadores presentes, estimulando a replicação de projetos semelhantes em diferentes contextos.

Encerramento com coffee break

O seminário será encerrado às 16h00 com um coffee break e uma novidade, que deve ser apresentada ao longo da manhã. Esse último momento é uma oportunidade para os participantes fazerem um balanço das discussões e, mais uma vez, fortalecerem suas redes de contato. O evento, que se estendeu por dois dias de intenso aprendizado e troca de experiências, deixa claro que a educação inclusiva exige um esforço coletivo de gestores, professores e toda a comunidade escolar. O seminário da Undime Bahia é mais uma etapa nesse caminho, criando espaço para que os desafios fossem discutidos e as soluções, compartilhadas.

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