Seminário de Enceramento do Programa “Leitura e Escrita na Educação Infantil” (LEEI-Nordeste) reúne Educadores e Especialistas em Pernambuco
Nos dias 10, 11 e 12 de novembro de 2025, o Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) foi palco do Seminário de Encerramento do Programa “Leitura e Escrita na Educação Infantil” (LEEI-Nordeste), realizado dentro do contexto do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), referente à etapa de 2024. O evento foi uma realização em parceria com o Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL/UFPE) e ocorreu de forma integrada à 11ª Feira Territórios Interculturais da Leitura, uma importante celebração da literatura e da educação e contou também com a participação dos Articuladores e formadores municipais do Polo Ribeira do Pombal no Seminário de Encerramento do LEEI Nordeste.
O LEEI-Nordeste é uma iniciativa formativa que se insere dentro do escopo do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, criado pelo Decreto Federal nº 11.556, de 12 de junho de 2023. O programa tem como principal objetivo oferecer formação continuada a profissionais da educação infantil, com foco no desenvolvimento de práticas pedagógicas voltadas para a oralidade, leitura e escrita, entendidas como práticas socioculturais essenciais no processo de alfabetização inicial. Em 2024, a proposta foi implementada nos nove estados nordestinos, com destaque para o papel da professora Telma Ferraz Leal, coordenadora-geral do LEEI na região, e para as contribuições das Coordenadoras Estaduais da UFBA, Silvanne Ribeiro-Velázquez e Liane Castro de Araujo.
O seminário contou com a presença de autoridades educacionais, como as coordenadoras estaduais e regionais do programa, além de representantes de órgãos do Ministério da Educação (MEC), entre eles Lucianna Magri de Melo Munhoz, da Diretoria de Formação de Professores (DIFOR), e Akacyara Barbosa Oliveira, da Coordenação Geral da Alfabetização (Cogealf). Também marcaram presença representantes das Universidades Federais de diversos estados da Região Nordeste, como Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, além de articuladores municipais do CNCA e formadores do LEEI.
Durante os três dias de evento, os participantes tiveram a oportunidade de assistir a palestras, realizar trocas de experiências e conferir exposições de banners, além de se envolverem no lançamento de livros produzidos a partir dos resultados do programa. As apresentações abordaram temas como governança educacional, vivências pedagógicas e as estratégias de formação adotadas ao longo do programa, refletindo sobre o impacto dessas ações no processo de ensino e aprendizagem das crianças da Educação Infantil.
A professora Silvanne Ribeiro-Velázquez, Coordenadora Estadual da UFBA no LEEI, destacou a importância do seminário, enfatizando que a Educação Infantil deve respeitar o tempo das crianças e valorizar a apropriação das linguagens oral e escrita como um direito fundamental. “É gratificante ver o compromisso e o envolvimento das equipes com uma Educação Infantil que promove vínculos e fortalece as práticas de leitura e escrita”, afirmou. Ela também reforçou a importância do seminário como uma fonte de inspiração para o novo ciclo do programa, já em fase de implementação pelo MEC, o PROLEEI, que visa expandir ainda mais as ações de formação na região.
Eronize Lima, representante da União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME/BA), também ressaltou a relevância do evento, que reafirma o compromisso dos municípios baianos com a valorização dos profissionais da educação e com a garantia de direitos das crianças, como o acesso à linguagem escrita, ao brincar e à leitura desde os primeiros anos escolares. “Este seminário é um marco importante para a construção de uma infância mais rica em linguagem, significado e possibilidades”, afirmou Eronize.































